Estudo das características antropométricas de escolares de 7 a 17 anos - Uma abordagem longitudinal mista e transversal

Autores

  • Ana Cristina de Araújo Waltrick Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina – Colégio de Aplicação
  • Maria de Fátima da Silva Duarte Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Desportos

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

O objetivo do presente estudo foi de analisar de forma longitudinal mista e transversal as características antropométricas (massa corporal, estatura, dobras cutâneas e percentual de gordura) de 1172 escolares do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC) segundo o gênero, de 7 a 17 anos. No estudo longitudinal misto foram analisados 161 meninos e 137 meninas. Foram usados o tratamento estatístico básico incluindo a análise de variância (ANOVA) one way e os procedimentos de Scheffé, com nível de significância de p < 0,05 e o teste “t” de Student. No Estudo Transversal o número de escolares avaliados foi de 450 meninos e 424 meninas. Os dados foram analisados pela estatística básica e construídas tabelas percentílicas. Através da análise dos resultados pode-se concluir que a massa corporal e a estatura dos escolares aumentaram de acordo com a idade nos dois gêneros e que a partir dos 13 anos os meninos apresentaram valores superiores em relação às meninas. Em todas as idades houve pelo menos um caso de obesidade. Quando comparado o estudo Transversal com o da Organização Mundial da Saúde e do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição, pode-se verificar que os escolares do CA/UFSC apresentaram valores significantes superiores em todas as idades e variáveis.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Araújo Waltrick, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina – Colégio de Aplicação

Mais informações:
Currículo Lattes

Maria de Fátima da Silva Duarte, Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Desportos

Mais informações:
Currículo Lattes

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais