Revisão sistemática do transporte ativo para a escola em jovens - atualização do Report Card do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2021v23e81169

Palavras-chave:

Adolescentes, Atividade motora, Brasil, Crianças

Resumo

O objetivo deste estudo foi atualizar uma revisão sistemática sobre o uso de transporte ativo para a escola em crianças e adolescentes brasileiros. Todos os estudos foram extraídos da LILACS; BIREME; SCIELO e MEDLINE. A busca foi realizada em manuscritos publicados no período de 2018-2019. Os descritores foram utilizados em português, inglês e espanhol. No geral, 8 manuscritos foram incluídos nesta revisão sistemática, com 1 apresentando dados de três períodos (2009, 2012 e 2015). Os dados do estudo foram obtidos no período de 2009 a 2015 e a faixa etária encontrada entre 7 a 19 anos. Dos artigos selecionados, 2 apresentaram dados nacionais, 1 do Norte, 2 do Nordeste, 1 do Sudeste e 2 do Sul do Brasil. O uso de transporte ativo foi superior ao transporte passivo em 6 ocasiões e seu uso foi comum em meninos do que em meninas (4 de 6 artigos). O uso de transporte ativo ainda é mais comum do que o passivo na maioria das regiões brasileiras, embora algumas cidades tenham o oposto. Os resultados sugerem que a prevalência de transporte ativo é maior em meninos do que em meninas. Políticas públicas devem ser criadas para favorecer o uso do transporte ativo entre os jovens brasileiros.

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Publicado

2021-12-08

Edição

Seção

Artigos de Revisão