O desenvolvimento de habilidades para a vida está associado às estratégias de coping em jovens atletas brasileiros?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2022v24e84259

Palavras-chave:

Desenvolvimento Positivo de Jovens, Habilidades para vida, Estratégias de Enfrentamento, Valores esportivos, Esporte para jovens

Resumo

A prática de esportes durante a juventude tem sido considerada uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de habilidades para a vida. Assim, esse estudo transversal investigou a associação entre o desenvolvimento de habilidades para vida e estratégias de coping em 134 jovens atletas de ambos os sexos do estado de Pernambuco, Brasil. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Habilidades para a Vida Esportiva e Coping Skills Inventory-28 (ACSI-28BR). A análise dos dados foi realizada por meio da correlação de Pearson e Regressão Múltipla (p<0,05). Os resultados mostraram correlação significativa (p<0,05) e positiva entre as subescalas de habilidades para a vida e as estratégias de coping. Análises de regressão múltipla encontradas que o desenvolvimento total de habilidades para a vida (uma pontuação somativa de todas as oito pontuações de habilidades para a vida) foi positivamente relacionado as habilidades de coping- fornecendo suporte para o efeito de "empilhamento". Concluiu-se que uma gama de desenvolvimento de habilidades para vida está positivamente associada às estratégias de coping dos jovens atletas, possivelmente contribuindo para que esses jovens se mostrem mais confiantes e motivados a conseguirem melhores desempenhos nos treinos e competições.

Referências

Camiré M, Trudel P, Forneris T. Coaching and transferring life skills: Philosophies and strategies used by model high school coaches. The sport psychologist 2012, 26(2), 243-260.

Camiré M, Rathwell S, Turgeon³ S, Kendellen K. Coach–athlete relationships, basic psychological needs satisfaction and thwarting, and the teaching of life skills in Canadian high school sport. International journal of sports science & coaching 2019, 14(5), 591-606.

Côté J, Turnnidge J, Evans M B. The dynamic process of development through sport. Kinesiologia Slovenica 2014, 20(3).

Eime R M, Young J A, Harvey J T, Charity M J, Payne W R. A systematic review of the psychological and social benefits of participation in sport for children and adolescents: informing development of a conceptual model of health through sport. International journal of behavioral nutrition and physical activity 2013, 10(1), 1-21.

Papalia D E, Feldman R D. Desenvolvimento humano 2013. Artmed editora.

Hodge K, Danish S. Promoting life skills for adolescent males through sport. In A. M. Horne & M. S. Kiselica (Eds.), Handbook of counseling boys and adolescent males: A practitioner’s guide 1999 (pp. 55–71). Thousand Oaks, CA: Sage.

Larson R. The future of adolescence: Lengthening ladders to adulthood. The Futurist 2002, 36(6), 16.

de Oliveira A W F, Kerkoski M J, Júnior W M, Maoski A P C B, Afonso G F. Metodologias facilitadoras na Educação Física: objetivando o desenvolvimento social e o autodomínio emocional. Educación Física y Ciencia 2020, 22(2).

Cronin L, Marchant D, Allen J, Mulvenna C, Cullen D, Williams G, Ellison P. Students’ perceptions of autonomy-supportive versus controlling teaching and basic need satisfaction versus frustration in relation to life skills development in PE. Psychology of Sport and Exercise 2019, 44, 79-89.

Freire G L M, da Silva A A, de Moraes J F V N, Costa N L G, de Oliveira D V, do Nascimento Junior J R A. Do age and time of practice predict the development of life skills among youth futsal practitioners?. Cuadernos de Psicología del Deporte 2021, 21(1), 135-145.

Nascimento Junior J R D A D, Freire G L M, Moraes J F V N D, Fortes L D S, Oliveira D V D, Cronin L D. Does life skills development within sport predict the social behaviours and sports values of youth futsal players?. International Journal of Sport and Exercise Psychology 2021, 1-15.

Gucciardi D, Gordon S. Mental toughness in sport: Developments in theory and research 2011 (Vol. 1). Routledge.

MacDonald D J, Côté J, Eys M, Deakin J. Psychometric properties of the youth experience survey with young athletes. Psychology of Sport and Exercise 2012, 13(3), 332-340.

Vella S A, Oades L G, Crowe T P. The relationship between coach leadership, the coach–athlete relationship, team success, and the positive developmental experiences of adolescent soccer players. Physical education and sport pedagogy 2013, 18(5), 549-561.

Nascimento Junior J R A D, Freire G L M, Quinaud R T, Oliveira D V D, Cronin, L D. Life Skills Development Through Sport in Brazil: A Study Based on Self-Determination Theory. Perceptual and Motor Skills 2021, 128(3), 1017-1036.

Benson P L, Saito R N. The scientific foundations of youth development. Trends in youth development 2001, 135-154.

Cronin L D, Allen J. Examining the relationships among the coaching climate, life skills development and well-being in sport. International journal of sports science & coaching 2018, 13(6), 815-827.

Bentes L M N, de Vasconcelos  S B, Pires D A. Estratégias de coping em jovens atletas da ginástica rítmica: um estudo seccional. Revista de Educação Física/Journal of Physical Education 2019, 88(1).

Lazarus R S, Folkman, S. Transactional theory and research on emotions and coping. European Journal of personality 1987, 1(3), 141-169.

Secades X G, Molinero O, Salguero A, Barquín R R, de la Vega R, Márquez S. Relationship between resilience and coping strategies in competitive sport. Perceptual and Motor Skills 2016, 122(1), 336-349.

Brandão M R F, Akel M C, Andrade S A, Guiselini M A N, Martini L A, Nastás M A. Causas e consequências da transição de carreira esportiva: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Ciência e Movimento 2008, 8(1), 49-58.

Daumiller M, Rinas R, Breithecker J. Elite athletes’ achievement goals, burnout levels, psychosomatic stress symptoms, and coping strategies. International Journal of Sport and Exercise Psychology 2021, 1-20.

Nascimento Junior J R A, De Oliveira L P, Vissoci J R N, Ferreira L, Fiorese L, Freire G L M, Vieira J L L. Perfectionism traits and coping strategies in soccer: a study on athletes' training environment. Journal of Physical Education and Sport 2020, 20(2), 658-665.

Pons J, Viladrich C, Ramis Y, Polman R. The mediating role of coping between competitive anxiety and sport commitment in adolescent athletes. The Spanish journal of psychology 2018, 21.

Ato M, López-García J J, Benavente A. Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de Psicología/Annals of Psychology 2013, 29(3), 1038-1059.

Malta M, Cardoso L O, Bastos F I, Magnanini M M F, Silva C M F P D. Iniciativa STROBE: subsídios para a comunicação de estudos observacionais. Revista de Saúde Pública 2010, 44(3), 559-565.

Nascimento-Junior J R A d, Fortes L d S, Freire G L M, Oliveira D V, Fiorese L, Cronin L D. Cross-Cultural Adaptation and Psychometric Properties of the Portuguese Version of the Life Skills Scale for Sport. Measurement in Physical Education and Exercise Science 2019, 1-14.

Cronin L D, Allen J. Development and initial validation of the Life Skills Scale for Sport. Psychology of Sport and Exercise 2010, v. 28, p. 105-119, 2017.

Miranda R, Coimbra D R, Bara Filho M G, Miranda Júnior M V, Andrade A. VERSÃO BRASILEIRA (ACSI-28BR) DO ATHLETIC COPING SKILLS INVENTORY-28. Revista Brasileira de Medicina do Esporte 2018, 24(2), 130-134.

Hair J J F, Gabriel M L, Patel V K. Modelagem de Equações Estruturais Baseada em Covariância (CB-SEM) com o AMOS: Orientações sobre a sua aplicação como uma Ferramenta de Pesquisa de Marketing. Revista Brasileira de Marketing 2014, 13(2), 44-55.

Downloads

Publicado

2023-02-23