Nível de conhecimento do Profissional de Educação Física frente a alunos com hipertensão arterial nas academias de ginástica

Autores

  • Luciana Zaranza Monteiro Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP. Brasil
  • Itana Lisane Spinato Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE. Brasil
  • Carlos Antônio Bruno Silva Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE. Brasil
  • Zélia Maria Sousa Araújo Santos Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE. Brasil
  • Renan Magalhães Montenegro Júnior Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n4p262

Resumo

A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e atinge parcela considerável da população brasileira. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos Profissionais de Educação Física que atuavam com alunos hipertensos, comparando-os com os profissionais que não atuavam. Participaram 400 profissionais que atuavam nas academias de ginástica do Município de Fortaleza, CE. Foi utilizado um questionário sobre o conhecimento de critérios da hipertensão arterial, tipos de exames laboratoriais solicitados, tipo de hipertensão dos alunos, cuidados gerais para a prática de atividade física e recomendações para adquirir um melhor controle da hipertensão. Dos 400, 302 (75,5%) atuavam com alunos hipertensos, destes, 236 (59%) baseavam-se apenas na informação do aluno para o diagnóstico de hipertensão. A respeito das situações em que os profissionais contra-indicavam a atividade física para alunos hipertensos, 130 (43,1%) informaram PA elevada, 47 (15,5%) nenhuma situação e (21,5%) não sabiam informar. Sobre a mensuração da PA antes e depois da atividade física, observamos que a maioria (62,3%) dos profissionais que atuavam com alunos hipertensos não verificava a PA. O conhecimento desses profissionais acerca da hipertensão arterial em academias foi insuficiente. Sugere-se que estudos mais específicos sejam realizados a fim de obterem-se dados que auxiliem na elaboração de programas voltados à atuação do profissional que esclareçam as necessidades do aluno hipertenso nas academias de ginástica.

Biografia do Autor

Luciana Zaranza Monteiro, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP. Brasil

Departamento de Clínica Médica. Divisão de Endocrinologia e Metabologia

Itana Lisane Spinato, Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE. Brasil

Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

Carlos Antônio Bruno Silva, Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE. Brasil

Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

Zélia Maria Sousa Araújo Santos, Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE. Brasil

Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

Renan Magalhães Montenegro Júnior, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. Brasil.

Universidade Federal do Ceará - UFC

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais