Estágios de mudança de comportamento relacionados ao exercício físico em adolescentes

Autores

  • Maick da Silveira Viana Universidade do Estado de Santa Catarina. SC. Brasil
  • Alexandro Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina. SC. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n5p367

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar os estágios de mudança de comportamento (EMC) relacionados aos exercícios físicos em adolescentes estudantes de escolas públicas do Município de Florianópolis/SC. Participaram do estudo 400 adolescentes com idade entre 14 e 18 anos, sendo 53,8% meninas (idade média de 16,3 anos) e 46,2% meninos (idade média de 16,4 anos), selecionados aleatoriamente nas escolas estaduais que contemplavam o Ensino Médio no município de Florianópolis. As associações entre as variáveis foram verificadas por meio do teste Qui-Quadrado (?=0,05). Praticam algum tipo de exercício físico com regularidade 67,6% dos estudantes (estágios de ação e manutenção), enquanto apenas 9,8% não praticam e não pretendem praticar (estágio de pré-contemplação). Meninos praticam mais exercícios físicos do que as meninas, pois se encontram em EMC mais avançados (p<0,000). Idade, série e turno de estudo não estiveram estatisticamente associados aos EMC para a amostra geral, porém, entre os meninos, os estudantes do período matutino são mais sedentários (p=0,050). As análises evidenciam uma população que, em sua maioria, pratica algum exercício físico, porém atenção deve ser dada a minoria que apresenta comportamento sedentário, especialmente, aos que não pretendem praticar exercícios físicos. Destaca-se a importância dos EMC para uma intervenção mais efetiva em saúde, pois mesmo que um programa não torne, em um curto espaço de tempo, um indivíduo ativo, a sua evolução nos estágios é considerada positiva.

Biografia do Autor

Maick da Silveira Viana, Universidade do Estado de Santa Catarina. SC. Brasil

Licenciado em Educação Física - UDESC Mestre em Ciências do Movimento Humano - UDESC Pesquisador do Laboratório de psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE

Alexandro Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina. SC. Brasil

Licenciado em Educação Física - UDESC Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano - UDESC Coordenador do Laboratório de psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais