Validade critério do Netherland Physical Activity Questionnaire para crianças

Autores

  • Vinicius de Oliveira Damasceno Universidade Federal de Pernambuco
  • André Scotti Rabelo Universidade Federal de Pernambuco
  • Joel Alves Lamounier Universidade Federal de Pernambuco
  • Leszek Antoni Szmuchrowski Universidade Federal de Pernambuco
  • Bruno Pena Couto Universidade Federal de Pernambuco
  • Danilo Edson de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Reginaldo Gonçalves Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n6p504

Resumo

A mensuração da atividade física com acurácia e precisão é de extrema importância no estabelecimento da relação de dose-resposta entre os níveis de atividade física e as diversas possibilidades de desfecho, sendo um desafio de extrema complexidade. A utilização de métodos subjetivos de mensuração, como os instrumentos proxy-reports, é uma possibilidade de verificação de atividade física em crianças. O objetivo deste estudo foi testar a validade do Netherland Physical Activity Questionnaire (NPAQ) em escolares brasileiros tendo como medida critério a aptidão física aeróbica. Participaram deste estudo 290 crianças de seis a 10 anos de idade, matriculados em escolas públicas do município de Itaúna/MG. Foi aplicado aos responsáveis o NPAQ e as crianças realizaram o teste de Luc Léger. O NPAQ apresentou um escore mediano de 25 para as crianças (25 meninos e 24 meninas) e o VO2máx foi de 50,8 ml/kg/min para as crianças (52,6 e 50,2 ml/kg/min para meninos e meninas, respectivamente). O NPAQ e o VO2máx apresentaram no teste de correlação simples de Spearmam rsho = 0,146 (p = 0,013) correlação significativa, porém fraca (Kappa –0.14). Os resultados permitem concluir que o NPAQ apresentou fraca validade de constructo para mensuração de atividade física em uma amostra de escolares brasileiros, tendo como medida critério a aptidão física aeróbica. 

Biografia do Autor

Vinicius de Oliveira Damasceno, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco

André Scotti Rabelo, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco

Joel Alves Lamounier, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco

Leszek Antoni Szmuchrowski, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco

Bruno Pena Couto, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco

Danilo Edson de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco

Reginaldo Gonçalves, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos Originais