Efeitos da experiência clínica na percepção de profissionais do pré-atendimento na utilização de serviços especiais

Autores

  • Chris Carpenter University of Akron. Department of Sport Science & Wellness Education. Ohio, OH. USA.
  • Sean Cai University of Akron. Department of Sport Science & Wellness Education. Ohio, OH. USA.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2011v13n2p145

Resumo

Considerando que as atitudes e expectativas que o professor tem na sala de aula afetam diretamente o desempenho do aluno, este estudo teve como objetivo avaliar o efeito cognitivo da experiência clínica acumulada no atendimento com sujeitos portadores de necessidade especiais por profissionais de ciências do exercício. Estudantes universitários com e sem experiência em atividades laborais adaptadas participaram do estudo. Foram fornecidas informações que abrangiam as atitudes e percepções sobre o ambiente da sala de aula, orientações pedagógicas, inclusão e auto-eficácia. Os resultados foram analisados e usados para implicações pedagógicas. Os resultados sugerem que os pré-educadores tendem a sentir-se despreparados e mal equipados para trabalhar em um ambiente educacional de inclusão. Portanto, os programas colaborativos de formação de pré-professores deveriam contemplar os cursos de formação educacional, com experiências práticas para o atendimento em ambientes de inclusão social, tais como estágio, experiência de campo e experiência clínica. Além disso, os cursos escola-universidade podem oportunizar experiências que facilitem os resultados benéficos para futuros educadores, bem como a atuação junto a populações com necessidades especiais.

Biografia do Autor

Chris Carpenter, University of Akron. Department of Sport Science & Wellness Education. Ohio, OH. USA.

Associate professor, department of sport science & wellness education, University of Akron, OH 44325 USA

Sean Cai, University of Akron. Department of Sport Science & Wellness Education. Ohio, OH. USA.

Associate professor, department of sport science & wellness education, University of Akron, OH 44325 USA

Publicado

2011-02-15

Edição

Seção

Artigos Originais