Crescimento de crianças e adolescentes com Síndrome de Down – Uma breve revisão de literatura

Autores

  • José Irineu Gorla Universidade Estadual de Campinas. Grupo de Pesquisa e Estudo em Avaliação Motora Adaptada. Campinas. SP. Brasil.
  • Edison Duarte Universidade Estadual de Campinas. Grupo de Pesquisa e Estudo em Avaliação Motora Adaptada. Campinas. SP. Brasil.
  • Leonardo Trevisan Costa Universidade Estadual de Campinas. Grupo de Pesquisa e Estudo em Avaliação Motora Adaptada. Campinas. SP. Brasil.
  • Fábia Freire Universidade Estadual de Campinas. Grupo de Pesquisa e Estudo em Avaliação Motora Adaptada. Campinas. SP. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2011v13n3p230

Resumo

O crescimento físico é um dos mais importantes aspectos a serem considerados na saúde de crianças e adolescentes. E para um adequado acompanhamento do crescimento são necessárias avaliações de peso e estatura, utilizando-se gráficos provenientes de cada população em questão. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre curvas de crescimento de sujeitos com Síndrome de Down (SD). Foram revisadas fontes de literatura primárias e secundárias, através das ferramentas de busca: CREUSP, PUBMED, MEDLINE e bibliotecas setoriais da UNICAMP. Os resultados demonstram um crescimento aproximado em -1.5 a -4 desvios padrão em sujeitos com SD, quando comparado à população típica, iniciada esta diferença durante a fase pré-natal e se estendendo até a idade adulta. Não ocorrendo alterações de grandes amplitudes entre estudos de diferentes nacionalidades. Com isso, conclui-se que o crescimento de sujeitos com SD apresenta valores menores quando comparados à população típica, resultando em uma estatura final inferior

Biografia do Autor

José Irineu Gorla, Universidade Estadual de Campinas. Grupo de Pesquisa e Estudo em Avaliação Motora Adaptada. Campinas. SP. Brasil.

Professor doutor do departamento de estudos da atividade física adaptada- FEF-UNICAMP

Edison Duarte, Universidade Estadual de Campinas. Grupo de Pesquisa e Estudo em Avaliação Motora Adaptada. Campinas. SP. Brasil.

Professor doutor do departamento de estudos da atividade física adaptada- FEF-UNICAMP

Leonardo Trevisan Costa, Universidade Estadual de Campinas. Grupo de Pesquisa e Estudo em Avaliação Motora Adaptada. Campinas. SP. Brasil.

Aluno do programa de pos graduação da faculdade de educação física-UNICAMP - Bolsista CNPQ

Fábia Freire, Universidade Estadual de Campinas. Grupo de Pesquisa e Estudo em Avaliação Motora Adaptada. Campinas. SP. Brasil.

Aluna do grupo de estudos em pesquisa e avaliação em atividade motora adaptada

Publicado

2011-04-10

Edição

Seção

Artigos de Revisão