Estratégia adotada em provas de natação estilo crawl: uma análise das distâncias de 800 e 1500m.

Autores

  • Mayara Vieira Damasceno Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Grupo de Estudos em Desempenho Aeróbio. São Paulo, SP. Brasil.
  • Carlos Rafaell Correia-Oliveira Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Grupo de Estudos em Desempenho Aeróbio. São Paulo, SP. Brasil.
  • Thais Narita Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Grupo de Estudos em Desempenho Aeróbio. São Paulo, SP. Brasil.
  • Leonardo Alves Pasqua Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Grupo de Estudos em Desempenho Aeróbio. São Paulo, SP. Brasil.
  • Salomão Bueno Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Grupo de Estudos em Desempenho Aeróbio. São Paulo, SP. Brasil.
  • Adriano Eduardo Lima-Silva Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Nutrição. Grupo de Estudos em Ciências do Esporte. Maceió, AL. Brasil.
  • Rômulo Bertuzzi Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. Grupo de Estudos em Desempenho Aeróbio. São Paulo, SP. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n3p361

Resumo

Em competições de natação de longadistância não está bem estabelecida qual a estratégia de prova (EP) ótima. Desta forma, o objetivo desse estudo foi caracterizar as EP adotadas poratletas de nível internacional em provas de natação de 800m (feminino) e 1500m (masculino) crawl. Foram analisadas as parciais de tempo (a cada 50m) dos atletas (n = 60) participantes das semifinais e finais dos últimos três campeonatos mundiais de natação, ocorridos no período de 2006 a 2010. A análise dos dados foi realizada por meio do teste estatístico CHAID (Chi-Squared Automatic Interaction Detection), que é uma estatística ?2 (qui-quadrado) para detectar comportamento de homogeneidade entre as variáveis. Os principais resultados encontrados foram: para as duas provas analisadas, o comportamento davelocidade em função do tempo mostrou-se semelhante à estratégia parabólica(formato em U), caracterizada por um início significativamente mais rápido (P <0,05), seguido por uma diminuição do ritmo no trecho médio da prova, quando ocorre um novo aumento significativo (P < 0,05) na velocidade no trecho final. Desta forma, tais achados indicam que este perfil de EP pode ser classificado como ótimo para as provas de natação consideradas de longa duração, visto que foi o perfil preferencialmente adotado por atletas de nível mundial.

Downloads

Publicado

2013-04-02

Edição

Seção

Artigos Originais