Efetividade de programas de intervenção escolar para reduzir fatores de risco à saúde em adolescentes: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2015v17n4p485Resumo
O objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre os programas de intervenção, com ações de atividades físicas e/ou educação nutricional, na redução de fatores de risco à saúde (sobrepeso/obesidade e alterações no perfil metabólico), em adolescentes escolares brasileiros. Foi realizada busca nas bases de dados eletrônicas Medline (PubMed), Lilacs, Embase, Scielo e Banco de Teses da Capes. Identificaram-se 1.568 estudos e 21 textos completos foram analisados, dos quais, cinco foram incluídos na revisão. A maioria dos estudos envolveu a prática de atividades físicas combinada à educação nutricional em diferentes regiões do país e todas as intervenções mostraram efeitos positivos na redução de fatores de risco à saúde. Conclui-se que todos os estudos nesta revisão demonstraram alterações positivas após as intervenções, mesmo que não significativas estatisticamente, reforçando a importância de programas de intervenção para a promoção de uma vida mais saudável e para reduzir os fatores de risco à saúde, em adolescentes.
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