Anthropometric and physical fitness characteristics in young female volleyball players
DOI:
https://doi.org/10.1590/%25xResumen
Aproximando-se da prática do processo de treinamento e competição, nota-se que existe a necessidade de selecionar, a cada etapa, os atletas a serem promovidos à etapa seguinte. Portanto, quanto maior o grau de informações relevantes ao problema, menor a chance de se cometerem erros na realização desta seleção. Nesse sentido, faz-se necessário verificar como é o processo de formação de novos talentos no voleibol feminino, e quais são as características das atletas participantes desse processo, de acordo com as diferentes categorias e funções táticas (posições de jogo). O objetivo do trabalho foi descrever as variáveis indicadoras do crescimento físico, composição corporal e aptidão física, e verificar a existência de diferenças estatisticamente significantes nessas variáveis, observadas com relação às categorias de competição, às posições de jogo (levantadoras, atacantes centrais e atacantes de ponta) e à classificação obtida pelas equipes na competição. Foram avaliadas 187 atletas de voleibol feminino das categorias infantil (15 anos) e infanto-juvenil (16 a 17 anos), pertencentes a 16 equipes que disputaram o Festival Nacional de Voleibol, em 2003. Os dados obtidos no presente trabalho poderão servir de referência para comparação por parte de profissionais que trabalham com iniciação esportiva em voleibol, auxiliando o processo de seleção e promoção de talentos. As variáveis de crescimento foram as que apresentaram maiores diferenças entre os grupos, como também o alcance de bloqueio, evidenciando sua importância para a modalidade. As variáveis de composição corporal não apresentaram diferença significante para os fatores estudados, e as de aptidão física somente para a classificação em algumas situações.Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2005 Luciana Perez Bojikian

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Os autores concedem os direitos de primeira publicação à RBCDH, sendo a obra simultaneamente licenciada sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores estão autorizados a celebrar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional, em site pessoal, publicação de tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
