Estado nutricional de escolares no ensino infantil de Rio Branco/AC
DOI:
https://doi.org/10.1590/%25xResumo
O objetivo deste estudo foi analisar o estado nutricional de escolares no ensino infantil (pré-3) de Rio Branco/AC. Os sujeitos do estudo foram 145 meninos (6,32 ±0,47 anos) e 147 meninas (6,21 ±0,40) de escolas públicas. O estado nutricional foi determinado pelos escores Z dos índices peso para idade, peso para estatura e estatura para idade, utilizando o programa Epi-Info(3.3.2/2005). O teste t para amostras independentes foi utilizado para comparar os índices antropométricos em escore Z, por gênero, através do programa SPSS v.13. Nos resultados, observou-se que as meninas mostraram valores médios de escore Z para os índices estatura para idade (0,463) e peso para idade (0,129) superior aos índices dos meninos em 0,119 e –0,177, respectivamente, com significância estatística no nível de p<0,05. Porém no escore Z do índice peso para estatura não foi verificado diferenças com significância estatística entre meninas (-0,342) e meninos (-0,406). Em todos os índices antropométricos no ponto de corte abaixo –2 escore Z (desnutrição), foi verificado prevalência menor de 3,4%. Acima do +2 escore Z (obesidade) no índice peso para estatura foi observado 2,0% em ambos os gêneros. Ainda foi verificado valor elevado no índice peso para estatura entre os escores Z –2 e –1, nos gêneros masculino (27,6%) e feminino (21,8%). Conclui-se que existe baixa prevalência de escolares classificados como desnutrido e como obeso. Porém elevado contingente entre os escores Z –2 e –1, indicando a existência de desnutrição leve. Também houve baixa coexistência de desnutrição e obesidade em escolares do ensino infantil de Rio Branco/AC.Publicado
2006-10-02
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Artigos Originais
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