A perspectiva do erro e a avaliação das consequências da intervenção profissional em educação física: uma análise de conteúdo

Autores

  • Glauce Yara do Nascimento Universidade Estadual de Londrina.
  • Jeane Barcelos Soriano Universidade Estadual de Londrina.
  • Paula Evelise Fávaro Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

O campo de trabalho em educação física oferece, atualmente, desafi os gerados pelas mudanças estabelecidas nas relações de trabalho, com o usuário e entre outros grupos profi ssionais. As noções de competência e qualidade dos serviços prestados são exigências freqüentes e geram uma busca crescente por melhor formação profi ssional e responsabilidade sobre as tarefas especifi cas da área, bem como, uma preocupação com as questões éticas da intervenção profissional em educação física. O objetivo desse estudo foi compreender como o profissional de educação física descreve e interpreta as conseqüências de sua intervenção profi ssional, a partir da perspectiva do erro. As informações foram obtidas através de entrevista semi-estruturada, realizada com 11 profi ssionais que atuavam fora do âmbito escolar, com formação profi ssional variando entre 7 e 25 anos. O tratamento dos dados seguiu as características da análise de conteúdo, com o estabelecimento a posteriori das categorias de análise, a saber: (1) Formação Acadêmica e Identidade Profi ssional, que engloba as características e circunstâncias da formação, identidade e cultura profi ssional e (2) Intervenção profi ssional e Credencialismo: engloba os aspectos ligados ao processo de legitimação e credenciamento profi ssional. A pesquisa permitiu considerar que os profissionais de educação física expressam algumas preocupações com a qualidade dos serviços oferecidos na área, entretanto, não defi nem com clareza como se constitui o erro profissional na área, e também não avaliam as conseqüências de sua intervenção profissional a partir dessa perspectiva.

Biografia do Autor

Glauce Yara do Nascimento, Universidade Estadual de Londrina.

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Jeane Barcelos Soriano, Universidade Estadual de Londrina.

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Paula Evelise Fávaro, Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2007-11-23

Edição

Seção

Artigos Originais