Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Josiane Medina-Papst Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR. Brasil.
  • Inara Marques Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n1p36

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar se crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam algum comprometimento motor no desenvolvimento dos componentes da motricidade. Participaram da pesquisa, trinta crianças, 21 meninos e 9 meninas, de 8 a 10 anos de idade, com dificuldades de aprendizagem escolar. As crianças foram avaliadas por meio da Escala de Desenvolvimento Motor para avaliação do desenvolvimento nos componentes de motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal. Verificou-se maior atraso no desenvolvimento do esquema corporal para os três grupos etários, e maior idade motora no equilíbrio e motricidade global. Não foram identificadas diferenças significativas na idade motora geral entre os grupos etários. Concluiu-se que essas crianças apresentam atraso motor no desenvolvimento da maioria dos componentes avaliados, em especial, as crianças mais velhas. Sugere-se a inclusão de tarefas que auxilie no desenvolvimento dos componentes motores, além das tarefas escolares.

Biografia do Autor

Josiane Medina-Papst, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR. Brasil.

Inara Marques, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR. Brasil.

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Publicado

2010-12-11

Edição

Seção

Artigos Originais