Modificações da adiposidade em escolares de acordo com o estado nutricional: análise de 30 anos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n4p405Resumo
O objetivo do estudo foi analisar as modificações da adiposidade de escolares, durante 30 anos, de acordo com o estado nutricional. O estudo faz parte do “Projeto Misto Longitudinal de Crescimento, Desenvolvimento e Aptidão Física de Ilhabela”. Uma amostra de 1.144 escolares de ambos os sexos, de 10 e 11 anos, atenderam aos seguintes critérios de inclusão: (a) pelo menos uma avaliação completa em um dos períodos analisados; (b) estar no estágio pré-púbere de maturação sexual; (c) ser aparentemente saudável. Os períodos analisados foram 1978/1980 (linha de base),1988/1990 (10 anos), 1998/2000 (20 anos), 2008/2010 (30 anos). As variáveis analisadas foram: massa corporal, estatura e adiposidade, pela análise individual de cada dobra cutânea. Os indivíduos foram classificados em eutróficos, excesso de peso e obesos, mediante as curvas propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de índice de massa corporal para idade esexo. Para comparar os períodos, foi utilizada a Análise de Variância com Dois Fatores seguida pelo método Bonferroni. Em ambos os sexos, o maior aumento significante ocorreu no grupo de escolares eutróficos, seguido pelos grupos excesso de peso e obeso. Houve modificações da adiposidade, mesmo com ocontrole do estado nutricional, durante o período de 30 anos analisado, mostrando que os indivíduos que têm semelhantes índices de massa corporal podem variar em proporção e distribuição de tecido adiposo subcutâneo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Gerson Luis de Moraes Ferrari, Mario Maia Bracco, Mauro Fisberg, Victor Keihan Rodrigues Matsudo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Os autores concedem os direitos de primeira publicação à RBCDH, sendo a obra simultaneamente licenciada sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores estão autorizados a celebrar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional, em site pessoal, publicação de tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
