Associação entre a participação na Educação Física escolar e a prática de esportes coletivos durante a universidade

Autores

  • Thiago Ferreira de Sousa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Aline Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sueyla Ferreira da Silva dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Ana Maria Alvarenga Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Silvio Aparecido Fonseca Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Markus Vinicius Nahas Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2016v18n2p222

Resumo

A prática de esportes coletivos, como futebol e voleibol, é uma das principais modalidades praticadas por universitários. Os objetivos do estudo foram comparar as proporções de prática de esportes coletivos entre os anos de 2010, 2012 e 2014 em universitários e analisar a associação entre a participação nas aulas de Educação Física escolar, antes do ingresso na universidade, com a prática de esportes coletivos durante o período universitário. Foram realizados três inquéritos transversais, nos anos de 2010, 2012 e 2014, com universitários de uma instituição de ensino superior. A variável dependente foi a prática atual de esportes coletivos e a variável independente a participação, antes da entrada na universidade, nas aulas de Educação Física na escola. Participaram 1.084, 1.085 e 1.041 universitários em 2010, 2012 e 2014, respectivamente. A proporção de prática de esportes coletivos foi estável nos três inquéritos e os universitários que participaram de forma regular das aulas de Educação Física escolar, antes da entrada na universidade, apresentaram maiores razões de prevalências (RP) de prática de esportes coletivos durante a fase universitária (2010, RP: 2,87; IC95%: 1,48 – 5,55; 2012, RP: 2,04; IC95%: 1,14 – 3,65; 2014, RP: 4,06; IC95%: 1,58 – 10,43). A quantidade de universitários praticantes de esportes coletivos foi semelhante em todos os anos investigados e a participação regular dos universitários nas aulas de Educação Física na escola, em período anterior ao ingresso na universidade, demonstrou associação positiva com a prática esportiva, em modalidades coletivas durante a universidade.

Biografia do Autor

Thiago Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Departamento de Ciências do Esporte. Uberaba, MG. Brasil

Aline Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Educação Física. Florianópolis, Brasil

Sueyla Ferreira da Silva dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Universidade Federal do Amazonas. Parintins, AM. Brasil

Ana Maria Alvarenga, Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade Estadual de Santa Cruz. Departamento de Ciências da Saúde. Ilhéus, BA. Brasil

Silvio Aparecido Fonseca, Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade Estadual de Santa Cruz. Departamento de Ciências da Saúde. Ilhéus, BA. Brasil

Markus Vinicius Nahas, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Educação Física. Florianópolis, Brasil

Downloads

Publicado

2016-05-23

Edição

Seção

Artigos Originais