Avaliação da resistência muscular da região abdominal em clientes de academias de ginástica
DOI:
https://doi.org/10.1590/%25xResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a Resistência Muscular Localizada (RML) da região abdominal em relação a grupos musculares distintos (fl exores do quadril e fl exores da coluna vertebral) de indivíduos com condicionamento físico diferentes. Para tal foram selecionados aleatoriamente 120 indivíduos (60 masculinos e 60 femininos) sendo 50% destes treinados e os outros 50% destreinados. Utilizou-se o teste da AAHPER e o teste de PAULA para mensurar a RML dos fl exores de quadril e fl exores da coluna vertebral, respectivamente. Os resultados demonstram que indivíduos treinados e destreinados diferem signifi cativamente (p<0,01) quanto a RML dos fl exores da coluna vertebral em ambos os sexos, e também nos fl exores do quadril no sexo feminino (p<0,05); fi cando somente os fl exores do quadril do sexo masculino sem diferenças estatisticamente signifi cativas. Existiram correlações de baixas a moderadas entre flexores do quadril e fl exores da coluna vertebral para treinadas (r=0,45) e destreinadas (r=0,44) do sexo feminino, sendo moderada em treinados do sexo masculino (r=057) e baixa para destreinados (r=0,36). Apesar destes valores de correlação terem sido signifi cativos estatisticamente (p<0,05) em mulheres treinadas e destreinadas e homens treinados, os valores de r2 demonstraram um baixo grau de variação conjunta entre os grupos musculares (variando entre 13,32% a 33,52%). Pode-se concluir que nenhum dos sexos apresentou equilíbrio muscular entre fl exores da coluna vertebral e do quadril e que as diferenças de RML dos fl exores da coluna vertebral sempre foram mais pronunciadas do que fl exores do quadril a favor dos treinados.Publicado
2002-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY