Instrumentos de avaliação do equilibrio corporal em idosos
DOI:
https://doi.org/10.1590/%25xResumo
Esse trabalho objetivou identificar os instrumentos mais utilizados para avaliação do equilíbrio corporal estático, dinâmico e risco de quedas em idosos no âmbito internacional e no Brasil. O estudo foi do tipo revisão sistemática qualitativa da literatura, os trabalhos consultados foram localizados por meio de pesquisa eletrônica nas bases de dados LILACS e MEDLINE e a partir das referências bibliográfi cas citadas em artigos científi cos. Uma vez escolhidos os instrumentos, realizou-se a investigação do histórico, utilização e adaptação transcultural dos mesmos. Vários testes têm sido desenvolvidos com o objetivo de medir funcionalmente o equilíbrio e estabelecer parâmetros para identificação de idosos com maior suscetibilidade de cair. De acordo com os critérios de seleção desse trabalho, chegou-se a escolha de cinco instrumentos com as propriedades psicométricas bem estabelecidas, o Teste de Alcance Funcional (FRT), o teste “Timed Up and Go” (TUG), o Teste de Performance Física (PPT), a Escala de Equilíbrio de Berg e a porção do equilíbrio da Avaliação da Mobilidade Orientada pelo Desempenho (POMA), tendo sido apenas esses dois últimos adaptados para a língua portuguesa. Diante disso, conclui-se que focalizar a atenção apenas em sinais e sintomas dos pacientes é extremamente limitado quando se deseja decidir qual intervenção melhorará a condição funcional do idoso, portanto, a avaliação funcional é o ponto de partida para uma reabilitação efetiva nessa população. Sendo necessária a existência de instrumentos de medida adaptados e validados para a população brasileira que avaliem o domínio do equilíbrio e contribuam para uma intervenção eficaz.Publicado
2008-01-02
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY