“Como uma garota”: novas regras na publicidade de absorventes

Raquel de Barros Pinto Miguel, Gilmara Joanol Ardnt, Mariana Vogt Michaelsen, Luiza Harger Barbosa

Resumo


Compartilhando da concepção de publicidade como mediadora no processo de constituição de subjetividades, o presente artigo busca refletir sobre as contribuições dos anúncios publicitários de absorventes na manutenção ou deslocamento de estereótipos de gênero. Para tanto, nossa análise está voltada para três campanhas publicitárias produzidas nos últimos cinco anos, cujo repertório difere do modelo tradicional de anúncios de absorventes: Breake the Cycle, da marca Kotex; #LikeaGirl, da Always; e Desabafa entre amigas, da Carefree. A análise permitiu identificar que nestes anúncios coabitam elementos que sugerem tanto rupturas quanto permanências com os tradicionais estereótipos de gênero. A partir  das categorias “Lugares de Gênero” e “Menstruação”, o presente artigo discute quais as possibilidades de produção de outros olhares por parte destes novos anúncios


Palavras-chave


Publicidade; Estereótipos de Gênero; Subjetividade; Absorventes

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Rev. Estud. Fem., ISSN 1806-9584, Florianópolis, Brasil.