Corpo e identidade na propaganda

Autores

  • Iara Beleli Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu, UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2007000100012

Palavras-chave:

gênero, identidade, corpo, publicidade, cultura.

Resumo

Ainda que pensada de maneira plural, identidade tem sido tomada por muitos autores como o cerne da constituição dos indivíduos que, todo o tempo, parecem ser interpelados sobre sua localização neste cenário cada vez mais diversificado. Este artigo propõe explorar esses chamados às identificações permeadas, particularmente, por construções de gênero e sexualidade. O recorte aqui privilegiado centra-se em propagandas vencedoras de festivais nacionais e em peças veiculadas em revistas de entretenimento. A análise das imagens e dos recursos de linguagem utilizados busca apreender como a propaganda reifica ou desestabiliza noções de gênero e sexualidade percebidas como tradicionais.

Downloads

Publicado

2007-01-11

Edição

Seção

Seção Temática