Educação sexual e primeira relação sexual: entre expectativas e prescrições

Autores

  • Helena Altmann Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2007000200004

Palavras-chave:

sexualidade, gênero, escola, Educação Sexual, adolescência

Resumo

Este artigo está baseado em uma pesquisa etnográfica desenvolvida em uma escola municipal do Rio de Janeiro, entre agosto de 2002 e julho de 2003. Ele analisa como as meninas idealizam sua primeira relação sexual e como a escola se refere a esse aspecto da vida dos/as jovens e intervém sobre isso. Essa passagem está envolta por uma série de preocupações e planejamentos, principalmente para as meninas, que demonstram valorizar menos a virgindade em si e mais a primeira relação sexual. No plano das intenções expressas, elas reproduzem os ensinamentos escolares, que prescrevem não só o uso de um preservativo, mas também certo tipo ideal de relação entre garotos e garotas. Diante disso, percebem-se alguns limites na intervenção escolar

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Publicado

2007-05-11

Edição

Seção

Artigos