Educação sexual e primeira relação sexual: entre expectativas e prescrições
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-026X2007000200004Palavras-chave:
sexualidade, gênero, escola, Educação Sexual, adolescênciaResumo
Este artigo está baseado em uma pesquisa etnográfica desenvolvida em uma escola municipal do Rio de Janeiro, entre agosto de 2002 e julho de 2003. Ele analisa como as meninas idealizam sua primeira relação sexual e como a escola se refere a esse aspecto da vida dos/as jovens e intervém sobre isso. Essa passagem está envolta por uma série de preocupações e planejamentos, principalmente para as meninas, que demonstram valorizar menos a virgindade em si e mais a primeira relação sexual. No plano das intenções expressas, elas reproduzem os ensinamentos escolares, que prescrevem não só o uso de um preservativo, mas também certo tipo ideal de relação entre garotos e garotas. Diante disso, percebem-se alguns limites na intervenção escolar
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autoras que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autoras mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-By 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
b. Autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
c. Autoras têm permissão e são estimuladas a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais (pré-prints) ou na sua página pessoal.