Des(p)ejo das palavras: relendo os primeiros diários de Carolina Maria de Jesus

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254825

Resumo

A obra de estreia de Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo, foi sucesso de público,
embora suas obras seguintes tenham sido envoltas por um silêncio profundo no Brasil. Buscando situar esse silêncio na problemática que diz respeito à figura de uma escritora “pobre, negra e mulher”, pretendo reler seus primeiros diários e sugerir certos aspectos de seu fecundo trabalho com a linguagem, demonstrando a existência de um processo poderoso e emancipatório de subjetivação, ainda que não isento de ambiguidades.

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Biografia do Autor

Rafael Guimarães Tavares da Silva, UFMG (Mestrando)

Estudante de Língua e Literatura Clássicas (Grego Antigo), mestrando no POS-LIT da UFMG, com interesses que vão da Filosofia e da História (Antigas e Contemporâneas) à Teoria da Literatura, além de teoria e prática da Tradução. Trabalha diversos temas relacionados à literatura e ao teatro, em abordagens marcadas principalmente pelo viés da desconstrução e do pós-estruturalismo. Elaborou uma monografia sobre Uma poética de Platão e desenvolve uma dissertação chamada Arqueologias do drama: uma arqueologia dramática. Atualmente participa da organização do Seminário de Estudos Clássicos e Medievais, ligado ao NEAM, e leciona, desde 2016, a disciplina de Literatura Comparada (e anteriormente também a de Linguística Comparada) no Apoio Pedagógico da FALE-UFMG.

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

Silva, R. G. T. da. (2019). Des(p)ejo das palavras: relendo os primeiros diários de Carolina Maria de Jesus. Revista Estudos Feministas, 27(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254825

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