Diálogos de gênero na educação: considerações sobre o projeto Lei Maria da Penha vai às escolas

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n260485

Resumen

A violência doméstica e familiar contra a mulher se configura como um fenômeno social complexo e multifatorial. Suas formas de expressão e (in)visibilidades são marcadas por uma cultura patriarcal que traveste as desigualdades de gênero como inerentes ao desenvolvimento histórico da humanidade. A erradicação desta forma de violação dos Direitos Humanos perpassa pela necessidade da prevenção de suas diversas faces. Neste artigo busca-se apresentar o projeto Lei Maria da Penha vai às escolas e discutir sobre os seus efeitos ao enfrentamento destas violências. Levar tal tema ao âmbito escolar justifica-se por este ser um dos espaços primários de socialização, responsável por uma formação crítica e cidadã. Conclui-se que as oficinas têm sido espaço fértil de diálogo e construção de novas formas de se pensar as relações de gênero, contribuindo para uma sociedade mais equânime.

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Biografía del autor/a

Kristine Kelly de Albuquerque, UNIFAVIP WYDEN

Possui Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca - (UNIFAVIP). Tem como foco de pesquisa os seguintes temas: Clínica Terapêutica (Fenomenologia, Existencialismo e Humanismo); Atenção à Saúde e Saúde Mental (com ênfase no cuidado a usuários∕as de álcool e outras drogas); Gênero; Interseccionalidades; Direitos Humanos.

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Publicado

2020-09-16

Cómo citar

Albuquerque, K. K. de. (2020). Diálogos de gênero na educação: considerações sobre o projeto Lei Maria da Penha vai às escolas. Revista Estudos Feministas, 28(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n260485

Número

Sección

Artículos