Famílias de setores populares e escolarização: acompanhamento escolar e planos de futuro para filhos e filhas
DOI:
https://doi.org/10.1590/%25xResumen
Com o objetivo de compreender a influência da socialização familiar nas diferenças
entre o desempenho escolar de meninas e meninos, foi realizado estudo qualitativo junto a oito famílias de setores populares na cidade de São Paulo. Este artigo enfoca a presença dos
responsáveis no cotidiano escolar e os projetos de futuro traçados por adultos e crianças. A
mobilização das famílias na escolha da escola não apresentava diferenças conforme o sexo
do filho/a, mas pais e mães acompanhavam mais estritamente a escolarização dos meninos.
Havia a expectativa de que os meninos entrassem para o mercado de trabalho em torno dos 16 anos e, paralelamente, as meninas eram responsabilizadas desde antes dos 10 anos por tarefas domésticas. E havia diferenças sutis nas expectativas parentais de profissão e escolarização, mais altas para os filhos, apesar de suas irmãs apresentarem melhor desempenho na escola e traçarem planos profissionais mais ambiciosos.
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