Hermenêutica e interdisciplinariedade no direito: um diálogo entre o Brasil e os Estados Unidos

Autores

  • José Carlos Moreira da Silva Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo foca o pensamento do jurista estado-unidense Francis Jay Mootz, professor de Direito na Penn State University, destacando a intersecção que promove entre o Direito e a hermenêutica filosófica. Os temas descortinados concentram-se em torno do debate sobre a relação entre teoria e prática no Direito, o intercâmbio interdisciplinar e o enfoque do universo jurídico como produtor de um conhecimento retórico.

Biografia do Autor

José Carlos Moreira da Silva Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2002). Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS (mestrado e doutorado) e Avaliador do Ensino Superior MEC/INEP/OAB. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUC-RS e da Faculdade de Direito da PUC-RS, além de Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, Direito Civil e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: justiça de transição, hermenêutica filosófica e jurídica, boa-fé objetiva e contratos, repersonalização do direito civil, pluralismo jurídico e ensino jurídico.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Como Citar

DA SILVA FILHO, José Carlos Moreira. Hermenêutica e interdisciplinariedade no direito: um diálogo entre o Brasil e os Estados Unidos. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 28, n. 54, p. 123–144, 2007. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15072. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos