Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada por outra revista. Caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word e não ultrapassam 2MB.
  • URLs para as referências foram informadas quando preciso.
  • O texto tem espaçamento entre linhas de 1,5; utiliza uma fonte tamanho 12; usa negrito; as figuras e tabelas estão posicionadas ao longo do texto e não no final dele, como anexos.
  • O texto obedece às regras descritas nas Diretrizes para Autores.
  • Caso seja necessário fazer alterações/correções sugeridas pelos avaliadores externos, ou correções gramaticais sugeridas pela edição, o prazo a ser observado pelo autor será de quinze dias.
  • O artigo possui autoria de, no mínimo, um professor com doutorado.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

  1. Os trabalhos devem ser de autoria de professores ou professoras doutores/doutoras, admitindo-se como coautores doutorandos/doutorandas e mestres/mestras - máximo de 3 (três) coautores por trabalho.
  2. Os artigos devem ter um mínimo de 15 (quinze) e um máximo de 20 (vinte) laudas. Caso o texto exceda o número máximo de laudas, os(as) autores(as) deverão explicitar, em comentários ao editor, a justificativa. Caberá à Equipe Editorial, em caráter definitivo, a apreciação das razões apresentadas e decisão pela aceitação ou arquivamento do texto.
  3. A redação dos artigos deve utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, obedecendo a espaçamento entre linhas de 1,5, margens esquerda e superior com 3cm e margens direita e inferior com 2cm. Notas de rodapé, explicativas, deverão utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado.
  4. Constitui responsabilidade dos (as) autores (as) a submissão de manuscrito revisado gramaticalmente.
  5. Os artigos em língua estrangeira serão publicados no seu idioma de origem a critério da Equipe Editorial.
  6. Resumo em português ou no idioma de origem e em inglês, ressaltando problemática, objetivo, método e conclusão do trabalho (no máximo 200 palavras). Indicação de quatro palavras-chave em português ou no idioma de origem, e em inglês.
  7. Os artigos deverão atender o seguinte conteúdo: título, resumo, abstract, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Considera-se que esses tópicos estejam claramente destacados e especificados ao longo do texto. Subtítulos, quando existentes, devem ser concisos e vir claramente indicados.
  8. A introdução deve observar o rigor metodológico, contendo problema de pesquisa, objetivos, metodologia, resultados e ou conclusões.
  9. Os textos em português devem estar escritos de acordo com a regra de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABN – NBR6023, atualizada em 2020. Artigos estrangeiros devem usar a regra ISO equivalente.
  10. O texto deve conter título e subtítulo (se houver) em sua língua de origem e sua versão para a língua inglesa.
  11. O arquivo não deve conter identificação dos(as) autores(as) ou elementos facilitadores de reconhecimento da autoria.
  12. No ato da submissão o preenchimento dos metadados é de caráter obrigatório: título, resumo, autores, palavras-chave, agências de fomento (se houver) e referências. Ainda, deverão constar todos(as) os(as) autores(as), nome completo, e-mail, país, URL do currículo lattes, orcid id, instituição/afiliação por completo com localização no MORE e resumo da biografia. Para inserir o ORCID basta retirar a letra “s” do protocolo HTTP do link (e.g. http://orcid.org/XXXX).
  13. Os autores(as) devem, no ato da submissão, juntar declaração de conformidade com a ciência aberta disponível neste link, assinada como documento suplementar. Admite-se a assinatura eletrônica.
  14. A Revista recebe, pelo e-mail sequencia@contato.ufsc.br, comunicações de suspeita de más condutas, observando a política de boas práticas e ética na comunicação científica. Caberá à Equipe Editorial o tratamento e deliberação nesses casos.
  15. Citações ao longo do texto devem seguir a NBR10520 ou norma ISO equivalente.
  16. As referências das fontes citadas devem obedecer à norma ABNT NBR6023, seguindo o sistema AUTOR/DATA. Elas devem conter todos os dados necessários para identificar a publicação original. A lista final de referências deve estar em acordo com a ABNT NBR6023, atualizada em 2020, devendo-se empregar o negrito para destaque de títulos.
  17. Os/as autores/as devem observar as atualizações realizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A ABNT atualizou a NBR nº 10520 em 2023, alinhada com a NBR nº 6023 – atualizada em 2020. Os manuscritos submetidos ao periódico devem obedecer às normas gerais e específicas de apresentação das citações e referências, sob pena de arquivamento do texto na fase de desk review.
  18. No caso de parecer(es) com a indicação de ajustes/revisões no artigo/resenha submetido, o(a)(s) autor(a)(res) será(ão) notificado(a)(s) via e-mail, com o prazo de 15 (quinze) dias para o retorno com o texto revisado, sob pena de rejeição da submissão via sistema.
  19. No caso da existência de parecer(es) pela rejeição do artigo/resenha submetido, caberá à Equipe Editorial decidir, em caráter definitivo, pela submissão do trabalho a nova(s) avaliação(ões) e posterior decisão editorial ou, de pronto, pela rejeição da submissão via sistema.

Os textos serão automaticamente rejeitados se não observarem o formato exigido acima.

A Revista Sequência não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos (APICS).

ATENÇÃO PARA AS SEGUINTES OBSERVAÇÕES: 

  • A Equipe Editorial procederá análise preliminar em desk review, identificando a observância de todas as regras para apresentação de artigos adotadas pelo periódico, bem como a adequação da submissão ao escopo editorial indicado no item “Sobre a revista”. Da análise preliminar pela Equipe Editorial poderá advir decisão editorial, de pronto, pelo arquivamento da submissão, no caso de sua inadequação ao escopo editorial da revista.
  • Os artigos recebidos serão analisados na plataforma Ithenticate, objetivando a verificação de plágio no ambiente acadêmico. 
  • Autores(as) publicados(as) na Revista Sequência deverão aguardar pelo menos 1 ano para terem trabalhos novamente avaliados e publicados no periódico.
  • Artigos em inglês (mesmo que de autores brasileiros, desde que vinculados a instituições internacionais) terão preferência na ordem de publicação.
  • A Revista publica três números anualmente, no sistema de publicação contínua e, porque conta com alto grau de exogenia de seus autores, artigos de autores(as) de Santa Catarina possuem limitação para inclusão em cada volume publicado. Ainda, a Equipe Editorial reserva-se o direito de não publicar textos aprovados imediatamente, considerando o número máximo de artigos por número e, especialmente, a relação exogenia/endogenia.
  • O processo de avaliação de manuscritos da Revista observa as diretrizes da SciELO disponíveis no relatório Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil, atualizadas em maio de 2020. Em respeito as diretrizes da SciELO, os artigos têm um prazo médio de avaliação de, no máximo, 12 meses, sendo que, no caso de artigos encaminhados para avaliação, sem retorno de avaliadores, a Equipe Editorial poderá, em caráter definitivo, decidir pelo seu arquivamento via sistema, informado(a)(s) o(a)(s) (co)autor(a)(es), sem que isso implique decisão editorial pela aprovação ou reprovação do texto.
  • Ao submeter um artigo à Revista o(a) autor(a) se compromete formalmente em não submetê-lo concomitantemente a outro periódico ou evento. Durante o processo de avaliação, o(a) autor(a) poderá cancelar o envio de seu trabalho ou solicitar o cancelamento por meio do e-mail revista.sequencia@contato.ufsc.br. Não cumprida essa providência e havendo caso de artigo não-inédito aceito por nossos avaliadores, será considerado como se o(a) autor(a) tivesse publicado seu trabalho na Revista Sequência, sendo que, neste caso, isso implicará em um período mínimo de 4 anos (a contar da data de aceite do trabalho) até que possa submeter novamente artigo para o periódico.

Artigos

A Revista Seqüência publica artigos inéditos em português, espanhol ou inglês de autoria de pesquisadores(as) doutores, admitida a coautoria com pesquisadores(as) doutorandos(as) ou mestres(as).

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