A democracia digital possível

Autores

  • Aires José Rover Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo analisa a sociedade que nasce em conseqüência dos novos meios digitais. Baseada no acúmulo exponencial de novas informações e no avanço dos meios de comunicações, constitui-se numa complexa rede de pessoas e coisas. Isso atinge a vida das pessoas de forma antes não imaginada, tanto no sentido de dificuldades de todo tipo como de novas oportunidades. Estas, em especial, decorrem da possibilidade da construção de uma verdadeira democracia digital, baseada no acesso e intervenção em processos de decisão ainda submetidos a monopólios de poder. As incertezas quanto ao futuro trazem uma esperança de construção nessa direção.

Biografia do Autor

Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação (1987), mestrado (1992) e doutorado em Direito (1999). Atualmente é professor associado da UFSC nos cursos de direito e engenharia e gestão do conhecimento. Atua nos seguintes temas: gestão do conhecimento, governo eletrônico, informática jurídica, sistemas especialistas, internet, tecnologia e direito.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Como Citar

ROVER, Aires José. A democracia digital possível. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 27, n. 52, p. 85–104, 2006. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15202. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos