A psicanálise, a ciência e o sujeito do direito

Autores

  • Paulo Roney Ávila Fagundez UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Trata-se de um texto que analisa o fenômeno jurídico à luz da Psicanálise e de outras disciplinas que são fundamentais para a compreensão dos conflitos humanos. O Direito trata do drama humano e se faz necessário o resgate da subjetividade. O conhecimento objetivo estabelecido pela ciência não consegue dar conta da complexidade da vida.

Biografia do Autor

Paulo Roney Ávila Fagundez, UFSC

Possui graduação em Direito pela URCAMP(1981), especialista em educação (convênio MEC/OEA), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Pós-doutor pelas Universidades Lusíada de Lisboa e do Porto, Portugal, e pesquisador do Centro de Estudos Jurídicos, Econômicos e Ambientais, da Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal. Pertence à IUCN(Academy of Environmental Law). Integra a Academia Skepsis de Semiologia e Direito. Membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública. Presidente da Comissão de Ética Pública da Universidae Federal de Santa Catarina. Fez parte do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC. Curso de formação em Psicanálise. Foi vereador e Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio na sua cidade natal. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Santa Catarina, ex-membro consultor da Comissão de Ensino Jurídico da OAB Federal, Procurador do Estado de Santa Catarina. Poeta, com obras publicadas. Autor de várias obras jurídicas. Foi conferencista no seminário organizado pela Universidade Nacional do México que visou a discussão de uma convenção para a América Latina sobre Bioética. Realizou estudos na China, nas Universidades de Shandong e Wuhan.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: novos direitos, holismo, ensino jurídico, ética e bioética.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Como Citar

FAGUNDEZ, Paulo Roney Ávila. A psicanálise, a ciência e o sujeito do direito. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 27, n. 52, p. 243–256, 2006. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15210. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos