Direito e educação jurídica nos Estados Unidos

Autores

  • Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Analisa-se a educação jurídica norte-americana, evidenciando-se modelo que tende a formatar profissionais especialistas, para um mercado altamente competitivo. Indica-se que o modelo é repressivo e que estimula o individualismo.

Biografia do Autor

Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy

Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy fez seus estudos de pós-doutoramento na Boston University (2002-2003), na qualidade de Hubert Humphrey Fellow, pesquisando o direito norte-americano. Na ocasião conheceu Roberto Mangabeira Unger, de quem traduziu um livro e sobre quem escreveu dois outros trabalhos. Doutorou-se pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) com tese sobre os usos da história no direito. Pela mesma universidade obteve o título de mestre (2000) com dissertação inovadora, relacionando direito e literatura, a partir de Monteiro Lobato. É professor do programa de Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília. Colabora eventualmente em instituições de Brasília, de reconhecida excelência, a exemplo do Instituto Rio Branco, onde é professor assistente. É também colaborador na Escola Nacional de Administração Fazendária-ESAF, na Escola Nacional de Administração Pública-ENAP e no Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP. É professor de Direito Tributário do Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. Direito e educação jurídica nos Estados Unidos. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 25, n. 48, p. 29–40, 2004. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15231. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos