Direito argumentativo e direito discursivo: a contribuição de Perelman e o desafio de Habermas para a Teoria da Argumentação Jurídica.

Autores

  • Cláudia Servilha Monteiro Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Indisponível

Biografia do Autor

Cláudia Servilha Monteiro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado (1999) e doutorado em Teoria e Filosofia do Direito (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é avaliadora ad hoc de cursos de direito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais MEC, membro do Observatório do Estado, - membro do conselho editorial da Revista de Ciências Sociais da Universidade Gama Filho, professora na pós-graduação e pesquisadora da Universidade do Planalto Catarinense e da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Professora convidada em diversos Cursos de Pós-Graduação no Brasil e em Curso de Capacitação Metodológica de Docentes para orientação de pesquisa e produção científica. Pesquisadora, autora de diversos trabalhos publicados e advogada. Tem experiência na área de Teoria e Filosofia do Direito, com ênfase em Racionalidade, Argumentação Jurídica e Decisão judicial, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e filosofia do direito, decisão judicial, teoria da argumentação jurídica, direito e subjetividade, racionalidade das decisões judiciais, epistemologia jurídica, teoria do conhecimento, lógica, linguagem e metodologia da pesquisa no direito.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

MONTEIRO, Cláudia Servilha. Direito argumentativo e direito discursivo: a contribuição de Perelman e o desafio de Habermas para a Teoria da Argumentação Jurídica. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 21, n. 40, p. 87–107, 2000. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15439. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos