Os problemas dos imigrantes ambientais e o patrocínio privado dos refugiados

Autores

  • David Fernando Santiago Villena Del Carpio Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Danielle Annoni Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-7055.2018v39n78p63

Palavras-chave:

Patrocínio Privado de Refugiados, Estado de Destino, Deslocados Ambientais

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar a política do Patrocínio Privado de Refugiados (Private Sponsorship of Refugees), o qual se apresenta como uma alternativa diante do fluxo massivo de refugiados atualmente. O Patrocínio Privado de Refugiados nasceu no Canadá na década de 1970, com base na participação do setor privado – não restrito às empresas, mas também aberto à sociedade civil – que assume o patrocínio, ou a responsabilidade, de ajudar economicamente os solicitantes de refúgio, gerando consciência na sociedade local sobre os sofrimentos e a realidade vivida por essas pessoas. Nesse sentido, o presente artigo analisará como o Patrocínio Privado de Refugiados pode se tornar uma resposta rápida perante o fluxo de deslocados ambientais, já que eles não estão encaixados na definição de refugiados no Direito Internacional.

Biografia do Autor

David Fernando Santiago Villena Del Carpio, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Direito pela Universidad Católica San Pablo (PERU), Mestre em Direito e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Brasil). Doutorando em Direto pela UFSC.

Danielle Annoni, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

professora de Direito Internacional e Direitos Humanos na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Direito (1999), mestrado em Direito e Relações Internacionais (2002) e doutorado em Direito Internacional (2006), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Titular da Cátedra Sérgio Vieira de Mello – ACNUR/Brasil pela UFSC. Visiting Researcher Fellow junto a Universidade de Malaga, Espanha (2003-2004), University of Nottingham, Inglaterra (2004), Universidad de Valencia, Espanha (2014-2015) e Universitat Rovira i Virgili, Espanha (2015-2016). Visiting Researcher junto ao British Institute of International and Comparative Law, Londres, Inglaterra (2003), Instituti Suisse de Droit Compare, Lausanne, Suisse (2004). Pesquisadora em Direito Internacional e Direitos Humanos, em especial nos seguintes temas: Sistema Interamericano e Europeu de Direitos Humanos. Direitos internacionall de refugiados e migrantes.

Publicado

2018-06-18

Edição

Seção

Artigos