Chamada para dossiê: Leitura literária digital infantojuvenil em contexto pedagógico
O dossier "Leitura literária digital infantojuvenil em contexto pedagógico" propõe um conjunto de reflexões sobre as áreas da literatura digital, da literatura infantojuvenil e da didática. O estabelecimento de pontes entre a academia e as escolas do ensino básico e secundário permite, por um lado, cruzar o conhecimento sobre as realidades testemunhadas e vividas por professores de Português em diferentes contextos pedagógicos e socioculturais. Por outro, transfere para o meio escolar conhecimento teórico sobre formas e práticas literárias em meio digital. Este dossier da revista Texto Digital, reunirá reflexões sobre as especificidades da literatura digital infantojuvenil e suas potencialidades em sala de aula, discutindo, nomeadamente, obras literárias digitais e suas aplicações didáticas.
Os artigos propostos devem ser acompanhados de 4 a 5 palavras-chave e ter uma extensão entre 10 e 20 páginas (word; 12pt; espaço e meio).
Temas propostos:
Competências de leitura literária;
Modalidades e estratégias de leitura;
Perspetivas pós-digitais da leitura;
Literatura digital infantojuvenil;
Didática da literatura.
Prazo para envio de propostas: 15 de abril de 2026
Submissão de propostas: através da plataforma da revista (https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/about/submissions)
Data prevista para publicação: julho 2026
Idiomas: português, castelhano, francês e inglês.
Editoras convidadas:
Ana Maria Machado – Universidade de Coimbra
Ana Marques – Universidade de Coimbra
Daniela Maduro – Universidade de Coimbra
