Chamada para dossiê: Leitura literária digital infantojuvenil em contexto pedagógico

2025-12-10

O dossier "Leitura literária digital infantojuvenil em contexto pedagógico" propõe um conjunto de reflexões sobre as áreas da literatura digital, da literatura infantojuvenil e da didática. O estabelecimento de pontes entre a academia e as escolas do ensino básico e secundário permite, por um lado, cruzar o conhecimento sobre as realidades testemunhadas e vividas por professores de Português em diferentes contextos pedagógicos e socioculturais. Por outro, transfere para o meio escolar conhecimento teórico sobre formas e práticas literárias em meio digital. Este dossier da revista Texto Digital, reunirá reflexões sobre as especificidades da literatura digital infantojuvenil e suas potencialidades em sala de aula, discutindo, nomeadamente, obras literárias digitais e suas aplicações didáticas.

 

Os artigos propostos devem ser acompanhados de 4 a 5 palavras-chave e ter uma extensão entre 10 e 20 páginas (word; 12pt; espaço e meio).

 

Temas propostos:

Competências de leitura literária;

Modalidades e estratégias de leitura;

Perspetivas pós-digitais da leitura;

Literatura digital infantojuvenil;

Didática da literatura.

 

Prazo para envio de propostas: 15 de abril de 2026

Submissão de propostas: através da plataforma da revista (https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/about/submissions)

Data prevista para publicação: julho 2026

Idiomas: português, castelhano, francês e inglês.

 

Editoras convidadas:

Ana Maria Machado – Universidade de Coimbra

Ana Marques – Universidade de Coimbra

Daniela Maduro – Universidade de Coimbra