A memória da fotografia
como observar as imagens fotográficas no contexto do “pós”
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p273Resumo
O fazer fotográfico converteu-se, nas últimas décadas, em um emaranhado de práticas, técnicas e modos de circulação, de maneira a tornar cada vez mais difícil a definição sobre o que é, afinal, uma fotografia. Propomos, neste texto, uma reflexão sobre a forma de olhar as imagens fotográficas da contemporaneidade através dos conceitos de fotografia de interface e teia de imaginário. Assim, enfatiza-se uma abordagem que não observa somente as superfícies das imagens, mas também considera o seu arredor que a elas se integra, auxiliando no desenterrar de outras imagens-memória que delas fazem parte. Complementarmente, reflete-se sobre o papel do meio – a plataforma de compartilhamento de imagens Instagram - como dispositivo que condiciona e promove o agenciamento de relações memoriais e estéticas entre imagens fotográficas circulantes em rede.
Referências
AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? Outra Travessia, n. 5, 2005.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BERGSON, H. Memória e Vida. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
DUBOIS, P. Pós Fotografia, Pós Cinema: novas configurações das imagens. São Paulo: Edições SESC, 2019. E-book.
CASETTI, F. The Lumière galaxy: seven key words for the cinema to come. New York: Columbia University Press, 2015.
FISCHER, G. Desencavando Interfaces: Reflexões Sobre Arqueologia Da Mídia E Procedimentos De “Resgate” De Páginas Web. In: BENEVENUTO JR, Á.; STEFFEN, C. (eds.). Tecnologia, pra quê? Os impactos dos dispositivos tecnológicos no campo da comunicação. 1. ed. Porto Alegre: Armazém Digital, 2012. p. 37-52.
FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1995.
HUHTAMO, E.; PARIKKA, J. Media Archaeology: Approaches, Applications, and Implications. England: University of California Press, 2011.
TELLES, M. A(s) Arqueologia(s) das Mídias em Quatro Teses. Anais do Intercom Nacional. Anais... In: 40o CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Curitiba: 2017. Acesso em: 3 maio. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rodrigo Brasil de Mattos, Tiago Ricciardi Correa Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.