The memory within photography

how to observe photographic images in the “post” context

Authors

  • Rodrigo Brasil de Mattos Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Tiago Ricciardi Correa Lopes Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p273

Abstract

The current context in which we live where photographs circulate in rhizomatic environments such as Instagram requires new strategies for looking at these photographic images. The current conjuncture of the post-photographic shows us that it is often unproductive to observe these images disconnected from their memory and from so many other images that arise as part of their own constitution. Likewise, looking at them disassociated from the environment in which they are engendered also proves to be an unproductive exercise as to the practice of a problematic and deconstructive observation at the plurality of photographic images present in interactive environments such as Instagram. Given this context, in this work we propose a reflection on how to look at contemporary photographic images through the concepts of interface photography and the imaginary web. Thus, it emphasizes a look that not only observes the surfaces of these images, but also considers their surroundings that integrate with them, helping to unearth other memory images within them. Likewise, it reflects on the role of the medium (Instagram) as a device that conditions and assists in the management of the memorial relations established by these images.

Author Biographies

Rodrigo Brasil de Mattos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Rodrigo Mattos é mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos, financiado pela bolsa CAPES. É integrante do Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv). Em sua dissertação de mestrado intitulada Imagens em Crise: Construtos de Ambiguidade em Imagens Fotográficas no Instagram, examinou imagens fotográficas como imagens em crise. Com base no conceito de imagem crítica de Georges Didi-Huberman (1998), a imagem em crise emerge de trabalhos fotográficos contendo múltiplos significados internos, desenvolvendo-se como uma maneira desconstrutiva de olhar a imagem fotográfica contemporânea. Rodrigo possui bacharelado em Comunicação Digital pela mesma instituição. Em seu trabalho de conclusão de curso, abordou o retorno do movimento vintage no Instagram e como a plataforma desempenha um papel importante na construção desse tipo de estética nas imagens fotográficas contemporâneas.

Tiago Ricciardi Correa Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Tiago R. C. Lopes é professor nos níveis de graduação e pós-graduação da Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É pesquisador colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação - Linha de Pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais da UNISINOS, atuando em pesquisas na área de Comuniação sobre temas relacionados à tecnocultura digital e audiovisual. É integrante do Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv). Sua formação é na área de Comunicação, com graduação em Publicidade e Propaganda pela ESPM-Sul, e mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS. Tem experiência também em atividades administrativas, desempenhando, atualmente, a função de gerente acadêmico dos cursos de graduação da UNISINOS.

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Published

2020-12-22