A memória da fotografia
como observar as imagens fotográficas no contexto do “pós”
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p273Résumé
O fazer fotográfico converteu-se, nas últimas décadas, em um emaranhado de práticas, técnicas e modos de circulação, de maneira a tornar cada vez mais difícil a definição sobre o que é, afinal, uma fotografia. Propomos, neste texto, uma reflexão sobre a forma de olhar as imagens fotográficas da contemporaneidade através dos conceitos de fotografia de interface e teia de imaginário. Assim, enfatiza-se uma abordagem que não observa somente as superfícies das imagens, mas também considera o seu arredor que a elas se integra, auxiliando no desenterrar de outras imagens-memória que delas fazem parte. Complementarmente, reflete-se sobre o papel do meio – a plataforma de compartilhamento de imagens Instagram - como dispositivo que condiciona e promove o agenciamento de relações memoriais e estéticas entre imagens fotográficas circulantes em rede.
Références
AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? Outra Travessia, n. 5, 2005.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BERGSON, H. Memória e Vida. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
DUBOIS, P. Pós Fotografia, Pós Cinema: novas configurações das imagens. São Paulo: Edições SESC, 2019. E-book.
CASETTI, F. The Lumière galaxy: seven key words for the cinema to come. New York: Columbia University Press, 2015.
FISCHER, G. Desencavando Interfaces: Reflexões Sobre Arqueologia Da Mídia E Procedimentos De “Resgate” De Páginas Web. In: BENEVENUTO JR, Á.; STEFFEN, C. (eds.). Tecnologia, pra quê? Os impactos dos dispositivos tecnológicos no campo da comunicação. 1. ed. Porto Alegre: Armazém Digital, 2012. p. 37-52.
FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1995.
HUHTAMO, E.; PARIKKA, J. Media Archaeology: Approaches, Applications, and Implications. England: University of California Press, 2011.
TELLES, M. A(s) Arqueologia(s) das Mídias em Quatro Teses. Anais do Intercom Nacional. Anais... In: 40o CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Curitiba: 2017. Acesso em: 3 maio. 2019.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Rodrigo Brasil de Mattos, Tiago Ricciardi Correa Lopes 2020
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.