A memória da fotografia

como observar as imagens fotográficas no contexto do “pós”

Autores

  • Rodrigo Brasil de Mattos Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Tiago Ricciardi Correa Lopes Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p273

Resumo

O fazer fotográfico converteu-se, nas últimas décadas, em um emaranhado de práticas, técnicas e modos de circulação, de maneira a tornar cada vez mais difícil a definição sobre o que é, afinal, uma fotografia. Propomos, neste texto, uma reflexão sobre a forma de olhar as imagens fotográficas da contemporaneidade através dos conceitos de fotografia de interface e teia de imaginário. Assim, enfatiza-se uma abordagem que não observa somente as superfícies das imagens, mas também considera o seu arredor que a elas se integra, auxiliando no desenterrar de outras imagens-memória que delas fazem parte. Complementarmente, reflete-se sobre o papel do meio – a plataforma de compartilhamento de imagens Instagram - como dispositivo que condiciona e promove o agenciamento de relações memoriais e estéticas entre imagens fotográficas circulantes em rede.

Biografia do Autor

Rodrigo Brasil de Mattos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Rodrigo Mattos é mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos, financiado pela bolsa CAPES. É integrante do Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv). Em sua dissertação de mestrado intitulada Imagens em Crise: Construtos de Ambiguidade em Imagens Fotográficas no Instagram, examinou imagens fotográficas como imagens em crise. Com base no conceito de imagem crítica de Georges Didi-Huberman (1998), a imagem em crise emerge de trabalhos fotográficos contendo múltiplos significados internos, desenvolvendo-se como uma maneira desconstrutiva de olhar a imagem fotográfica contemporânea. Rodrigo possui bacharelado em Comunicação Digital pela mesma instituição. Em seu trabalho de conclusão de curso, abordou o retorno do movimento vintage no Instagram e como a plataforma desempenha um papel importante na construção desse tipo de estética nas imagens fotográficas contemporâneas.

Tiago Ricciardi Correa Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Tiago R. C. Lopes é professor nos níveis de graduação e pós-graduação da Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É pesquisador colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação - Linha de Pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais da UNISINOS, atuando em pesquisas na área de Comuniação sobre temas relacionados à tecnocultura digital e audiovisual. É integrante do Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv). Sua formação é na área de Comunicação, com graduação em Publicidade e Propaganda pela ESPM-Sul, e mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS. Tem experiência também em atividades administrativas, desempenhando, atualmente, a função de gerente acadêmico dos cursos de graduação da UNISINOS.

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Publicado

2020-12-22