O que os newsgames têm a ver com o jornalismo? Uma contribuição sob a perspectiva do Modelo GeM
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e77835Resumo
O artigo tem como objetivo discutir os newsgames baseados em texto como um artefato multimodal, tendo em vista o objetivo de sistematizar suas estratégias expressivas de processamento e retórica como possíveis tropos para processos e práticas jornalísticas. Para isso, adaptamos algumas das principais camadas/elementos do Modelo GeM (Gênero e Multimodalidade), proposto por Bateman (2008, 2014), para analisar um newsgame baseado em texto brasileiro intitulado “A Teia”, tendo em vista suas regularidades materiais e modos semióticos. O jogo retrata a realidade de uma mulher que precisa decidir o que fazer diante de situações de violência e abuso domésticos contínuos praticados por seu parceiro. No desenho da trajetória de “A Teia”, o jogador segue clusters retóricos construídos a partir de uma sequência não linear, de acordo com um evento ou circunstância sobre a qual o jogador deve decidir, e assim por diante. Outro objetivo do artigo é contribuir para a avaliação de como a retórica procedimental dos newsgames digitais baseados em texto toca o aspecto crucial das práticas, funções e valores jornalísticos.
Referências
BALDRY, A.; THIBAULT, P. J. Multimodal Transcription and Text Analysis: A Multimodal Toolkit and Coursebook with Associated On-line Course. London: Equinox Publishing Ltd, 2006.
BATEMAN, J.; DELIN, J.; HENSCHEL, R. Multimodality and empiricism: methodological issues in the study of multimodal meaning-making GeM project report 2002/01. Available at: http://www.fb10.uni-bremen.de/anglistik/langpro/projects/gem/downloads/bateman-delin-henschel-Salzburg.pdf24
BATEMAN, J. Multimodality and genre. A foundation for systematic analysis of multimodality documents. UK: Palgrave Macmillan, 2008.
BATEMAN, J. Genre in the age of multimodality: Some conceptual refinements for practical analysis. In: Evolution in genre. Emergence, variation, multimodality, 237-270, edited by Allori, Paola. E.; Bateman, John.; Bhatia, Vijay. K. Linguistic Insights, Volume 192, Bern: Peter Lang, 2014.
BATEMAN, J. Methodological and Theoretical Issues in Multimodality. In Handbuch Sprache im multimodalen Kontext, 36-73, edited by Klug, Nina-Maria; Stöckl, Hartmut. Berlin: De Gruyter, 2016.
BOGOST, I. Persuasive games: The expressive power of videogames. MIT Press, 2010.
BOGOST, I.; Ferrari, Simon.; Schweizer, Bobb. Newsgames: Journalism at Play. Cambridge: MIT Press, 2010.
BOURSCHEID, A. P. “Jogando a notícia: narrativas jornalísticas produzidas a partir dos recursos dos games”. Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, v. 4, n. 2, p. 151-166. Jul/Dez 2017.
FÉLIX, D. A Teia: Uma (não)ficção interativa sobre violência doméstica. Descriptive Report. Graduation in Journalism. Universidade Federal de Ouro Preto, 2017.
FULLER, M. How To Be a Geek: Essays on the Culture of Software. Kindle Edition, 2017.
HOLMES, S. “‘Can We Name the Tools?’ Ontologies of Code, Speculative Techné and Rhetorical Concealment”. Computational Culture. January, 2016.
GIBSON, J. J. The ecological approach to visual perception. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 1979.
JUUL, J. Half-real: Video Games between Real Rules and Fictional Worlds. Cambridge: MIT Press 2005.
LEAL, B.; JÁCOME, P. “Mundos possíveis entre a ficção e a não-ficção: aproximações à realidade televisiva”. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 18, n.3, 855-876, set/dez, 2011.
MANOVICH, L. The language of New Media. London and Cambridge: MIT Press, 2001.
ROBINSON, A. “In Theory Bakhtin: Dialogism, Polyphony and Heteroglossia”, 2011. Ceasefire.
SCHUDSON, M. Why democracies need an unlovable press. Cambridge: Polity Press, 2008.
SILVA, G. “Para pensar critérios de noticiabilidade”. Estudos em jornalismo e mídia. Vol. 1. 1st semester of 2005, 95-107.
SICART, M. “Defining Game Mechanics”. Game Studies, v. 8, n. 2, 2008b.
WARDRIP-FRUIN, N. Expressive Processing. Digital Fictions, Computer Games and Software Studies. Cambridge, London, The MIT Press, 2009.
WOLF, C.; GODULLA, A. Newsgames in journalism: exploitation of potential and assessment by recipients. Edition 02/2018. Journalistik.online. Avaliable at: http://journalistik.online/wp-content/uploads/2018/06/wolf-newsgames_Journalistik_2-2018_en.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jan Alyne Prado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.