O que os newsgames têm a ver com o jornalismo? Uma contribuição sob a perspectiva do Modelo GeM

Autores

  • Jan Alyne Prado Universidade Federal de Ouro Preto
  • Hila Bernardete Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e77835

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir os newsgames baseados em texto como um artefato multimodal, tendo em vista o objetivo de sistematizar suas estratégias expressivas de processamento e retórica como possíveis tropos para processos e práticas jornalísticas. Para isso, adaptamos algumas das principais camadas/elementos do Modelo GeM (Gênero e Multimodalidade), proposto por Bateman (2008, 2014), para analisar um newsgame baseado em texto brasileiro intitulado “A Teia”, tendo em vista suas regularidades materiais e modos semióticos. O jogo retrata a realidade de uma mulher que precisa decidir o que fazer diante de situações de violência e abuso domésticos contínuos praticados por seu parceiro. No desenho da trajetória de “A Teia”, o jogador segue clusters retóricos construídos a partir de uma sequência não linear, de acordo com um evento ou circunstância sobre a qual o jogador deve decidir, e assim por diante. Outro objetivo do artigo é contribuir para a avaliação de como a retórica procedimental dos newsgames digitais baseados em texto toca o aspecto crucial das práticas, funções e valores jornalísticos.

Biografia do Autor

Jan Alyne Prado, Universidade Federal de Ouro Preto

É professora de Comunicação Social da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Hila Bernardete Rodrigues

É professora do Curso de Jornalismo da UFOP e jornalista graduada pela PUC Minas, com doutorado em Ciências Sociais pela mesma instituição e pós-doutorado em Ciência Política pela UFMG. Atuou por mais de duas décadas como redatora e repórter nas editorias de Cidades, Política e Economia em mídia impressa, eletrônica e online.

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Publicado

2021-08-04