O outro lado do rio da literatura: sobre cibercultura, literatura, literatura digital e a crítica sobre literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e80621

Resumo

Este artigo volta-se à problemática que insurge quando o meio digital torna-se comum graças aos avanços tecnológicos que causam modificações diretas ao modo de viver e se relacionar, principalmente entre o humano e a arte. Aqui, discute-se sobre a literatura, a literatura digital, a cibercultura e a crítica sobre a literatura, lançando mão, principalmente, da teoria de Douglas Kellner (2011), Theodor W. Adorno (1971), Walter Benjamin (1987), Manoel Portela (2003) e Everton Vinícius de Santa (2011). Neste artigo, objetiva-se refletir sobre o que consiste a cibercultura e a poética da literatura que surge no meio virtual e como a crítica sobre a literatura tende a agir de forma conservadora ao voltar seu olhar para os objetos que surgem no meio virtual buscando negar o caráter literário desses.

Biografia do Autor

Alice Atsuko Matsuda, UTFPR-Curitiba

Possui Graduação em Letras Anglo Portuguesas e Especialização em Letras-Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Letras - Literatura e Ensino - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Em junho/2018 finalizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra, com auxílio Capes, integrando o Grupo de Investigação Mediação Digital e Materialidades da Literatura. É professor titular, Associado 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). É líder do Grupo de Pesquisa LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: ANÁLISE LITERÁRIA E FORMAÇÃO DO LEITOR. Participa também como membro do GT LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, da ANPOLL; dos Grupos de Pesquisas RELER - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC - Rio); Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades (UTFPR/PPGTE) e do Grupo de Pesquisa Literatura e Cultura Contemporânea (ULBRA). Tem experiência nas áreas de Letras e de Jornalismo com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, Metodologia e Prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, Educomunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura infantil e juvenil, Lygia Bojunga Nunes, leitura e literatura na escola, literariedade e formação do leitor - Método Recepcional, metodologia e prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, análise literária, literatura brasileira e literatura e mídia na escola.

Bruno Everton da Silva Bambirra Alves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Câmpus Curitiba

É graduado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019). Mestrando do Programa em Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, da UTFPR-Curitiba. Foi voluntário no projeto de extensão organizado por alunos de Letras Português/Inglês da UTFPR Câmpus Curitiba, Entreprosas (2017-2019), no qual auxiliou na organização e realizou oficinas de Escrita Criativa. Em 2016, ganhou o Prêmio Poetize fazendo parte da Antologia Poética editado, organizado e publicado pela Editora Vivara.

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Publicado

2021-08-04