The otherside of a river called literature: cyberculture, literature, digital literature and literary criticism

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e80621

Abstract

This paper turns its attention to the matter that appears when the virtual world turns accessible to most people due to technological advancements, which causes many changes to the way of life and how humanity and art relate among themselves. In this paper, it is discussed about literature, digital literature, cyberculture and literary criticism, dialoging theoretically with Douglas Kellner (2011), Theodor W. Adorno (1971), Walter Benjamin (1987), Manoel Portela (2003) and Everton Vinícius de Santa (2011). The main goal is to reflect what cyberculture is, its literary poetics traces that arise in the virtual world and how the critics tend to deal with this kind of literature in a conservative way when it analyses the virtual literary objects by negating their literary characteristics.

Author Biographies

Alice Atsuko Matsuda, UTFPR-Curitiba

Possui Graduação em Letras Anglo Portuguesas e Especialização em Letras-Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Letras - Literatura e Ensino - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Em junho/2018 finalizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra, com auxílio Capes, integrando o Grupo de Investigação Mediação Digital e Materialidades da Literatura. É professor titular, Associado 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). É líder do Grupo de Pesquisa LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: ANÁLISE LITERÁRIA E FORMAÇÃO DO LEITOR. Participa também como membro do GT LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, da ANPOLL; dos Grupos de Pesquisas RELER - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC - Rio); Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades (UTFPR/PPGTE) e do Grupo de Pesquisa Literatura e Cultura Contemporânea (ULBRA). Tem experiência nas áreas de Letras e de Jornalismo com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, Metodologia e Prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, Educomunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura infantil e juvenil, Lygia Bojunga Nunes, leitura e literatura na escola, literariedade e formação do leitor - Método Recepcional, metodologia e prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, análise literária, literatura brasileira e literatura e mídia na escola.

Bruno Everton da Silva Bambirra Alves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Câmpus Curitiba

É graduado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019). Mestrando do Programa em Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, da UTFPR-Curitiba. Foi voluntário no projeto de extensão organizado por alunos de Letras Português/Inglês da UTFPR Câmpus Curitiba, Entreprosas (2017-2019), no qual auxiliou na organização e realizou oficinas de Escrita Criativa. Em 2016, ganhou o Prêmio Poetize fazendo parte da Antologia Poética editado, organizado e publicado pela Editora Vivara.

References

ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel. Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Nacional; Editora da Universidade de São Paulo, 1971. (p. 287 - 295). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1093512/mod_resource/content/1/Adorno_IndustriaCultural.pdf. Acesso em: 7 jan. 2021.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e Técnica, Arte e política. Obras escolhidas I. Trad. Sérgio P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. (p. 165 - 196).

GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Ed. Viva Voz, 2010.

GUATTARI, Félix; DELEUZE, Gilles. Mil Platôs. São Paulo: Editora 34, 2011.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Trad. Ivone Castilho Benedetti. Bauru: Edusc, 2011.

LEHMANN, Hans-thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007. Tradução: Pedro Süsserkind.

OLIVA, Osmar Pereira. Amizade Masculina e Homoerotismo em Dom Casmurro, de Machado De Assis. Machado Assis Linha, São Paulo, v. 10, n. 22, p. 74-93, Dec. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-68212017000300074&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 Jan. 2021. https://doi.org/10.1590/1983-6821201710226.

PORTELA, Manuel. Autoautor, autotexto, autoleitor: o poema como base de dados. Revista de Estudos Literários, nº 2, Coimbra: CLP, 2012, p. 203 - 240.

RANCIÈRE, Jacques. Políticas da Escrita. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2017. Tradução: Raquel Ramalhete, Laís Eleonora Vilanova, Ligia Vassalo e Eloisa Araújo Ribeiro.

SANTA, Everton Vinícius de. A literatura em meio digital e a crítica literária. Hipertextus - revista digital, nº 7, Recife: UFPE, 2011, p. 1 - 13.

STEINER, George. Linguagem e Silêncio: ensaios sobre a crise da palavra. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. Tradução: Gilda Stuart e Felipe Rajabally.

TÁPIA, Marcelo; NÓBREGA, Thelma Médica (org.). Haroldo de Campos: Transcriação. São Paulo: Perspectiva, 2015.

TEIXEIRA, Luís Filipe B. A reconfiguração da literatura (ficção) no contexto dos novos médias (ficção, e-textos, hipertexto e videojogos: “máquinas literárias”?). Revista de Estudos Literários, nº 2, Coimbra: CLP, 2012. (p. 241 - 276).

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. São Paulo: Ed. DIFEL, 2008. Tradução: Caio Meira.

Published

2021-08-04