Multimodalidade e livros de Realidade Aumentada (RA) para crianças: uma análise da obra literária “Mur”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81171

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o livro ilustrado de Realidade Aumentada (RA) para crianças Mur, das finlandesas Kaisa Happonen e Anne Vasko, com base na teoria da multimodalidade. A proposta é descrever os meios e modos utilizados na construção dessa obra e, em seguida, responder como eles se articulam para produzir sentidos e efeitos estéticos integrados. Após uma breve introdução sobre a Realidade Aumentada e sobre a obra, há uma reflexão sobre o campo de estudos da multimodalidade, com ênfase em seus principais conceitos operacionais: recursos semióticos, meios e modos. Na seção seguinte, por sua vez, esses conceitos são mobilizados para compreender como os recursos tecnológicos usados para gerar a experiência da Realidade Aumentada na obra Mur serviram para potencializar os seus efeitos estéticos. Nessa mesma seção, são abordados dois principais meios da obra: a imagem e a escrita. Por fim, na conclusão, há uma reflexão sobre como os modos e os meios se articulam nessa obra para produzir uma experiência de leitura significativa.

Biografia do Autor

Edgar Roberto Kirchof, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq, membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.

Referências

AARSETH, Espen J. Cybertext: Perspectives on Ergodig Literature. Baltimore & London: John Hopkins, 1997.

AKHTAR, Omar. Understanding Use Cases for Augmented, Mixed and Virtual Reality. Research Report Altimeter, 2018.

CORRERO, Cristina; GIL, M. Rosa; JUAN, Anna; REAL, Neus. Juego, lengua y literatura: de la oralidad a la multimodalidade. In: EDO, Mequè; BLANCH, Sílvia; ANTON, Montserrat (eds.). El juego en la primera infância. Barcelona: Ediciones OCTAEDRO, S.L., 2016, p. 113-130

BATEMAN, John; WILDFEUER, Janina; HIIPPALA, Tuomo. Multimodality: A Problem-Oriented Introduction - Foundations, Research and Analysis. Berlin/Boston: Walter de Gruyter GmbH, 2017.

BELMIRO, Celia Abicalil. A multimodalidade na literatura infantil e a formação de professores leitores. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, 2010, p. 403-420.

BERRY, Rodney; WYSE, Lonce. The Music Table Revisited. Problems of Changing Levels of Detail and Abstraction in a Tangible Representation. In: O’HALLORAN, Kay L.; SMITH, Bradley A.. Multimodal Studies: Exploring Issues and Domains. London & New York, 2011, p. 76-94.

CRAIG, Alan B. Understanding Augmented Reality: Concepts and Applications. Elsevier Inc. Morgan Kaufmann, 2013. (e-book)

FREDERICO, Aline. Lendo um aplicativo: dimensões da construção de sentido na leitura literária digital na primeira infância. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 39, n. 1, jan./mar. 2021, p. 1-25.

GRANSTRÖM, B.; HOUSE, D.; KARLSSON, I. (eds). Mutlimodality in language and speech systems. Kluwer Academic Publishers, Dordrecht, 2002.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

HAMER, Naomi. The Design and Development of the Picture Book for Mobile and Interactive Platforms: ‘You get to BE Harold’s Purple Crayon’. In: HAMER, Naomi; NODELMAN, Perry; REIMER, Mavis (eds.) More Words about Pictures: Current Research on Picture Books and Visual/Verbal Texts for Young People. London & New York: Routledge, 2017, p. 63-80.

HAPPONEN, Kaisa; VASKO, Anne. L’orsetta Mur. Milão: D’Agostini, 2018. App desenvolvido pela STEP IN BOOKS, 2017.

HERMAN, David. Word-Image/Utterance-Gesture Case Studies in Multimodal Storytelling. In: PAGE, Ruth. New Perspectives on Narrative and Multimodality. London & New York, Routledge: 2010, p. 78-98

HERMAN, David; PAGE, Ruth. Coda/Prelude - Eighteen Questions for the Study of Narrative and Multimodality. In: PAGE, Ruth. New Perspectives on Narrative and Multimodality. London & New York: Routledge, 2010, p. 217-220.

JEWITT, Carey; BEZEMER, Jeff; O’HALLORAN, Kay. Introducing multimodality. Routledge: London & New York, 2016.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; CHAN, Eveline; DALLEY-TRIM, Leanne. Literacies. Cambridge: University Press, 2016.

KOIE, Aksel. A Bear Called Mur: An Interview with Aksel Koie. Jun, 13, 2017. Disponível em: https://newbooksnetwork.com/interview-with-aksel-koie-ceo-of-step-in-books/. Último acesso em 05/05/2021.

KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London & New York: Routledge, 2010.

KRESS, Gunther. What is mode? In: JEWITT, Carey (ed.) The Routledge Handbook of multimodal analysis’. 2º ed. London & New York: Routledge, 2014, p. 60–75.

KRESS, Gunther; van LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Visual Design. (2º ed.) London & New York: Routledge, 2006.

KRESS, Gunther; van LEEUWEN, Theo. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Bloomsbury, 2001.

NIKOLAJEVA, Maria. The Verbal and Visual: The Picturebook as a Medium. In: SELL, Roger D. (ed.) Children’s Literature as Communication: The ChiLPA Project. Amsterdam: John Benjamins, 2002, p. 85–108.

TOOLAN, Michael. Electronic Multimodal Narratives and Literary Form. In: PAGE, Ruth (Ed.). New Perspectives on Narrative and Multimodality. London & New York, Routledge, 2010, p. 127-141.

WIGNELL, Peter. Picture Books for Young Children of Different Ages: The Changing Relationships between Images and Words. In: O’HALLORAN, Kay L.; SMITH, Bradley A.. Multimodal Studies: Exploring Issues and Domains. London & New York, 2011, p. 202-219

VIEIRA, Josenia; SILVESTRE, Carminda. Introdução à Multimodalidade: Contribuições da Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica, Semiótica Social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, 2015.

Downloads

Publicado

2021-08-04