Multimodalidade e livros de Realidade Aumentada (RA) para crianças: uma análise da obra literária “Mur”

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DOI :

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81171

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar o livro ilustrado de Realidade Aumentada (RA) para crianças Mur, das finlandesas Kaisa Happonen e Anne Vasko, com base na teoria da multimodalidade. A proposta é descrever os meios e modos utilizados na construção dessa obra e, em seguida, responder como eles se articulam para produzir sentidos e efeitos estéticos integrados. Após uma breve introdução sobre a Realidade Aumentada e sobre a obra, há uma reflexão sobre o campo de estudos da multimodalidade, com ênfase em seus principais conceitos operacionais: recursos semióticos, meios e modos. Na seção seguinte, por sua vez, esses conceitos são mobilizados para compreender como os recursos tecnológicos usados para gerar a experiência da Realidade Aumentada na obra Mur serviram para potencializar os seus efeitos estéticos. Nessa mesma seção, são abordados dois principais meios da obra: a imagem e a escrita. Por fim, na conclusão, há uma reflexão sobre como os modos e os meios se articulam nessa obra para produzir uma experiência de leitura significativa.

Biographie de l'auteur

Edgar Roberto Kirchof, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq, membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.

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Publiée

2021-08-04