Multimodalidade e livros de Realidade Aumentada (RA) para crianças: uma análise da obra literária “Mur”
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81171Resumen
O objetivo deste artigo é analisar o livro ilustrado de Realidade Aumentada (RA) para crianças Mur, das finlandesas Kaisa Happonen e Anne Vasko, com base na teoria da multimodalidade. A proposta é descrever os meios e modos utilizados na construção dessa obra e, em seguida, responder como eles se articulam para produzir sentidos e efeitos estéticos integrados. Após uma breve introdução sobre a Realidade Aumentada e sobre a obra, há uma reflexão sobre o campo de estudos da multimodalidade, com ênfase em seus principais conceitos operacionais: recursos semióticos, meios e modos. Na seção seguinte, por sua vez, esses conceitos são mobilizados para compreender como os recursos tecnológicos usados para gerar a experiência da Realidade Aumentada na obra Mur serviram para potencializar os seus efeitos estéticos. Nessa mesma seção, são abordados dois principais meios da obra: a imagem e a escrita. Por fim, na conclusão, há uma reflexão sobre como os modos e os meios se articulam nessa obra para produzir uma experiência de leitura significativa.
Citas
AARSETH, Espen J. Cybertext: Perspectives on Ergodig Literature. Baltimore & London: John Hopkins, 1997.
AKHTAR, Omar. Understanding Use Cases for Augmented, Mixed and Virtual Reality. Research Report Altimeter, 2018.
CORRERO, Cristina; GIL, M. Rosa; JUAN, Anna; REAL, Neus. Juego, lengua y literatura: de la oralidad a la multimodalidade. In: EDO, Mequè; BLANCH, Sílvia; ANTON, Montserrat (eds.). El juego en la primera infância. Barcelona: Ediciones OCTAEDRO, S.L., 2016, p. 113-130
BATEMAN, John; WILDFEUER, Janina; HIIPPALA, Tuomo. Multimodality: A Problem-Oriented Introduction - Foundations, Research and Analysis. Berlin/Boston: Walter de Gruyter GmbH, 2017.
BELMIRO, Celia Abicalil. A multimodalidade na literatura infantil e a formação de professores leitores. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, 2010, p. 403-420.
BERRY, Rodney; WYSE, Lonce. The Music Table Revisited. Problems of Changing Levels of Detail and Abstraction in a Tangible Representation. In: O’HALLORAN, Kay L.; SMITH, Bradley A.. Multimodal Studies: Exploring Issues and Domains. London & New York, 2011, p. 76-94.
CRAIG, Alan B. Understanding Augmented Reality: Concepts and Applications. Elsevier Inc. Morgan Kaufmann, 2013. (e-book)
FREDERICO, Aline. Lendo um aplicativo: dimensões da construção de sentido na leitura literária digital na primeira infância. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 39, n. 1, jan./mar. 2021, p. 1-25.
GRANSTRÖM, B.; HOUSE, D.; KARLSSON, I. (eds). Mutlimodality in language and speech systems. Kluwer Academic Publishers, Dordrecht, 2002.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.
HAMER, Naomi. The Design and Development of the Picture Book for Mobile and Interactive Platforms: ‘You get to BE Harold’s Purple Crayon’. In: HAMER, Naomi; NODELMAN, Perry; REIMER, Mavis (eds.) More Words about Pictures: Current Research on Picture Books and Visual/Verbal Texts for Young People. London & New York: Routledge, 2017, p. 63-80.
HAPPONEN, Kaisa; VASKO, Anne. L’orsetta Mur. Milão: D’Agostini, 2018. App desenvolvido pela STEP IN BOOKS, 2017.
HERMAN, David. Word-Image/Utterance-Gesture Case Studies in Multimodal Storytelling. In: PAGE, Ruth. New Perspectives on Narrative and Multimodality. London & New York, Routledge: 2010, p. 78-98
HERMAN, David; PAGE, Ruth. Coda/Prelude - Eighteen Questions for the Study of Narrative and Multimodality. In: PAGE, Ruth. New Perspectives on Narrative and Multimodality. London & New York: Routledge, 2010, p. 217-220.
JEWITT, Carey; BEZEMER, Jeff; O’HALLORAN, Kay. Introducing multimodality. Routledge: London & New York, 2016.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; CHAN, Eveline; DALLEY-TRIM, Leanne. Literacies. Cambridge: University Press, 2016.
KOIE, Aksel. A Bear Called Mur: An Interview with Aksel Koie. Jun, 13, 2017. Disponível em: https://newbooksnetwork.com/interview-with-aksel-koie-ceo-of-step-in-books/. Último acesso em 05/05/2021.
KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London & New York: Routledge, 2010.
KRESS, Gunther. What is mode? In: JEWITT, Carey (ed.) The Routledge Handbook of multimodal analysis’. 2º ed. London & New York: Routledge, 2014, p. 60–75.
KRESS, Gunther; van LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Visual Design. (2º ed.) London & New York: Routledge, 2006.
KRESS, Gunther; van LEEUWEN, Theo. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Bloomsbury, 2001.
NIKOLAJEVA, Maria. The Verbal and Visual: The Picturebook as a Medium. In: SELL, Roger D. (ed.) Children’s Literature as Communication: The ChiLPA Project. Amsterdam: John Benjamins, 2002, p. 85–108.
TOOLAN, Michael. Electronic Multimodal Narratives and Literary Form. In: PAGE, Ruth (Ed.). New Perspectives on Narrative and Multimodality. London & New York, Routledge, 2010, p. 127-141.
WIGNELL, Peter. Picture Books for Young Children of Different Ages: The Changing Relationships between Images and Words. In: O’HALLORAN, Kay L.; SMITH, Bradley A.. Multimodal Studies: Exploring Issues and Domains. London & New York, 2011, p. 202-219
VIEIRA, Josenia; SILVESTRE, Carminda. Introdução à Multimodalidade: Contribuições da Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica, Semiótica Social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, 2015.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Edgar Roberto Kirchof
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.