Práticas de letramento e produção de sentido de layouts na multimodalidade

Autores

  • Francis Arthuso Paiva UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81241

Resumo

Este estudo parte das considerações sobre layout de Kress (2003, 2010) e Gualberto e Kress (2019); e, sobretudo, da observação e questionamento realizados por Bezemer e Kress (2016a), relativos à intensificação do uso de recursos de moldura e saliência do modo semiótico imagético no tratamento dado ao texto verbal nos layouts contemporâneos. Neles, os textos verbais são como blocos imagéticos, perdendo, inclusive, recursos característicos do modo verbal como o recuo de parágrafo. Além disso, sua conexão com outros blocos no arranjo multimodal é feita por meio de recursos do modo imagético como quadros, linhas e cores. Essas práticas comunicacionais e de letramento podem ocorrer nas plataformas on-line de templates de layout disponíveis na internet. O objetivo do presente estudo é contribuir com as práticas de letramento na produção de layouts nessas plataformas. Após a discussão sobre layout, apresentam-se outros exemplos que criam blocos imagéticos de informações verbais. Depois, a partir da perspectiva da semiótica social de Hodge e Kress (1988) e do discurso multimodal de Kress e van Leeuwen (2001), discute-se como os produtores podem lidar com recursos semióticos do modo imagético no modo verbal. A partir dessa discussão, são propostos dois objetos de análise: i. caminhos de leitura e ii. coesão por recursos imagéticos. Por fim, analisam-se esses objetos em dois diferentes layouts: whitepaper e infográficos com templates disponíveis nas plataformas. Na análise, são utilizados os estudos sobre layout supracitados, além das categorias de layout de van Leeuwen (2005), Kress e van Leeuwen (2006) e Paiva (2009).

 

Biografia do Autor

Francis Arthuso Paiva, UFMG

É Doutor em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da UFMG, por onde concluiu o Mestrado em Estudos Linguísticos, além de ser especialista em Leitura e Produção de Textos pela PUC-MINAS. É professor e Chefe do setor de Letras do Colégio Técnico da UFMG e professor/sub-coordenador do Mestrado Profissional da Faculdade de Letras da UFMG. Interessa-se por estudos de leitura e letramento digital, sobretudo de textos multimodais; e produção textual, principalmente escrita colaborativa em ambientes digitais.

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Publicado

2021-08-04