As contribuições da Semiótica Social Multimodal para apreciação de infográficos digitais no contexto da pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81351

Resumo

Este artigo objetiva discutir o design e o trabalho semiótico de textos produzidos em ambientes digitais, especialmente no contexto na pandemia da COVID-19, com vistas a informar o cidadão, num processo de recontextualização do conhecimento científico para o contexto midiático. Sob a perspectiva da abordagem da Semiótica Social Multimodal, delimitamos como objeto de reflexão infográficos produzidos em 2020, por instituições ligadas à área da Saúde, para compreender a política de escolha na produção de sentidos em textos de popularização científica e os designs que deflagram nessas práticas sociais de linguagens, abarcando as múltiplas linguagens e a influência das tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Záira Bomfante dos Santos, UFES

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas e do Programa em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Desenvolve pesquisas na área de Semiótica, Multimodalidade e Novos Letramentos, coordena o GEMULTE (Grupo de Pesquisa Multimodalidade, Leitura e Textos - GEMULTE CAPES / DGP).

Vanessa Tiburtino, Instituto Federal do Espírito Santo- IFES/Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais (Poslin/UFMG). Mestra em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/Ceunes). Atua no setor pedagógico do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Nova Venécia. Desenvolve pesquisas na área de Multimodalidade, Livro Didático e Ensino de Línguas. É membro do GEMULTE (Grupo de Pesquisa Multimodalidade, Leitura e Textos - GEMULTE CAPES / DGP).

Referências

ABIO, G. E.V. Infográficos para ensino de LE/LA? Análise de materiais didáticos, design e desenvolvimento de um curso para a formação de professores de espanhol no contexto brasileiro da educação básica. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos), Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 2019, 517p.

ADAMI, E. et al. PanMeMic Manifesto: Making meaning in the Covid-19 pandemic and the future of social interaction, 2020. Disponível em: https://panmemic.hypotheses.org/credits. Acesso em: 20 abr. 2021.

BAVEL, J. J. V. et al. (2020) Using social and behavioural science to support COVID-19 pandemic response. Nature Human Behaviour, 4(5), 460-471. DOI:10.1038/s41562-020-0884-z

BACK, A.; TULSKY, A.; ARNOLD, R. Communication Skills in the Age of COVID-19. Annals of Internal Medicine, 72(11). 2020. Disponível em: https://doi.org/10.7326/M20-1376. Acesso em: 19 abr. 2021.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

CONFALONE, J. The rise of infographics. DMN, 2012. Disponível em: http://www.dmnews.com/dataanalytics/the-rise-of-infographics/article/246247. Acesso em: 24 fev. 2021.

DIAS, R. WebQuests: Tecnologias, multiletramentos e a formação do professor de inglês para a era do ciberespaço. RBLA, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 861-881, 2012.

DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e letramento. In: KARWOSKI, A. M. et al. (orgs.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. p.137-152.

FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário Aurélio da língua brasileira. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Front Pages: (The critical) analysis of newspaper layout. In: BELL, A; GARRET, P. (Eds.) Approaches to media discourse. Blackwell Publishing, 1998. p. 186-219.

KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. Routledge, 2010.

KRESS, G. Semiotic work: Applied Linguistics and a social semiotic account of Multimodality. AILA Review. v. 28, p. 49-71, 2015.

GUALBERTO, C. L.; SANTOS, Z. B.; MEIRA, A. C. A. Multimodal metaphors: from language as a condition to text to the notion of texture as a meaning-making semiotic resource. Revista de Estudos Linguagem., Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 893-915, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/16314 Acesso em: 13 mar. 2021.

HALL, E. T. The Hidden Dimension. New York: Anchor Books, 1969.

MENG, Y.Communication related health crisis on social media: a case of COVID-19 outbreak. Current Issues in Tourism. Morozov, Evgeny. The net delusion: The dark side of internet freedom. New York, NY: Public Affairs, 2020.

MOREIRA, T. M.; MOTTA-ROTH, D. Popularização da ciência: uma visão panorâmica do Diário de Santa Maria. In: VIII Encontro do CELSUL-Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. Anais.... Pelotas/RS-Porto Alegre: EDUCAT - Editora da Universidade Católica de Pelotas; UFRGS/CELSUL, 2008.

MOTTA-ROTH, D. Popularização da ciência como prática social e discursiva. Discursos de popularização da ciência. Coleção HiperS@beres. Santa Maria, Volume I, novembro, 2009, p. 129-195.

MOTTA-ROTH, D.; LOVATO, C. S. O poder hegemônico da ciência no discurso da popularização científica. Calidoscópio. Volume 9, n. 3, p. 251-268, set/dez 2011. Unisinos - doi: 10.4013/cld.2011.93.09. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2011.93.09/559. Acesso em: 10 fev. 2021.

MOTTA-ROTH, D.; SCHERER, A. S. Popularização da ciência: a interdiscursividade entre ciência, pedagogia e jornalismo. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.164-189. ISSN 2176-4573. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2176-457323671. Acesso em: 29 abr. 2021.

PAIVA, F. P. A multimodalidade do infográfico como critério para sua análise como gênero textual. Anais. V SIGET. Agosto, 2009. Caxias do Sul. ISSN 18087655. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/a_multimodalidade_do_infografico_como_criterio_para_sua_analise_como_genero_textual.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.

PAIVA, F. A. Concepção de texto multimodal na leitura de infográfico digital por meio de protocolo verbal. Signo. ISSN 1982-2014. Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 118-134, jan./jun. 2013. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo. Acesso em: 20 fev. 2021.

RANIERI, P. R. A infografia digital animada como recurso para transmissão da informação em sites de notícia. Prisma.com, n. 7, p. 260-274, 2008. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/673/pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SANTOS, B. S. (2020). A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina.

SCHLÖGL, M.; JONES, C. Maintaining Our Humanity Through the Mask: Mindful Communication During COVID ‐19. J Am Geriatr Soc, 68: E12-E13. doi:10.1111/jgs.16488. 2020.

VAN LEEUWEN, T. The language of colour. Londres: Routledge, 2011.

VAN LEEUWEN, T. Colour: code, mode, modality – the case of film and video. In: JEWITT, C. The Routledge handbook of multimodal analysis. 2nd edition. New York: Routledge, 2014. p.397-409.

YEKTA, N. J. Online Infographics. IJBPAS, v. 5, n. 7, p. 1698-1706, 2016. Disponível em: http://ijbpas.com/pdf/2016/July/1467221352MS%20IJBPAS%202016%203801.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-04