As contribuições da Semiótica Social Multimodal para apreciação de infográficos digitais no contexto da pandemia da COVID-19
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81351Résumé
Este artigo objetiva discutir o design e o trabalho semiótico de textos produzidos em ambientes digitais, especialmente no contexto na pandemia da COVID-19, com vistas a informar o cidadão, num processo de recontextualização do conhecimento científico para o contexto midiático. Sob a perspectiva da abordagem da Semiótica Social Multimodal, delimitamos como objeto de reflexão infográficos produzidos em 2020, por instituições ligadas à área da Saúde, para compreender a política de escolha na produção de sentidos em textos de popularização científica e os designs que deflagram nessas práticas sociais de linguagens, abarcando as múltiplas linguagens e a influência das tecnologias digitais.
Références
ABIO, G. E.V. Infográficos para ensino de LE/LA? Análise de materiais didáticos, design e desenvolvimento de um curso para a formação de professores de espanhol no contexto brasileiro da educação básica. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos), Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 2019, 517p.
ADAMI, E. et al. PanMeMic Manifesto: Making meaning in the Covid-19 pandemic and the future of social interaction, 2020. Disponível em: https://panmemic.hypotheses.org/credits. Acesso em: 20 abr. 2021.
BAVEL, J. J. V. et al. (2020) Using social and behavioural science to support COVID-19 pandemic response. Nature Human Behaviour, 4(5), 460-471. DOI:10.1038/s41562-020-0884-z
BACK, A.; TULSKY, A.; ARNOLD, R. Communication Skills in the Age of COVID-19. Annals of Internal Medicine, 72(11). 2020. Disponível em: https://doi.org/10.7326/M20-1376. Acesso em: 19 abr. 2021.
BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
CONFALONE, J. The rise of infographics. DMN, 2012. Disponível em: http://www.dmnews.com/dataanalytics/the-rise-of-infographics/article/246247. Acesso em: 24 fev. 2021.
DIAS, R. WebQuests: Tecnologias, multiletramentos e a formação do professor de inglês para a era do ciberespaço. RBLA, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 861-881, 2012.
DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e letramento. In: KARWOSKI, A. M. et al. (orgs.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. p.137-152.
FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário Aurélio da língua brasileira. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Front Pages: (The critical) analysis of newspaper layout. In: BELL, A; GARRET, P. (Eds.) Approaches to media discourse. Blackwell Publishing, 1998. p. 186-219.
KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. Routledge, 2010.
KRESS, G. Semiotic work: Applied Linguistics and a social semiotic account of Multimodality. AILA Review. v. 28, p. 49-71, 2015.
GUALBERTO, C. L.; SANTOS, Z. B.; MEIRA, A. C. A. Multimodal metaphors: from language as a condition to text to the notion of texture as a meaning-making semiotic resource. Revista de Estudos Linguagem., Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 893-915, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/16314 Acesso em: 13 mar. 2021.
HALL, E. T. The Hidden Dimension. New York: Anchor Books, 1969.
MENG, Y.Communication related health crisis on social media: a case of COVID-19 outbreak. Current Issues in Tourism. Morozov, Evgeny. The net delusion: The dark side of internet freedom. New York, NY: Public Affairs, 2020.
MOREIRA, T. M.; MOTTA-ROTH, D. Popularização da ciência: uma visão panorâmica do Diário de Santa Maria. In: VIII Encontro do CELSUL-Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. Anais.... Pelotas/RS-Porto Alegre: EDUCAT - Editora da Universidade Católica de Pelotas; UFRGS/CELSUL, 2008.
MOTTA-ROTH, D. Popularização da ciência como prática social e discursiva. Discursos de popularização da ciência. Coleção HiperS@beres. Santa Maria, Volume I, novembro, 2009, p. 129-195.
MOTTA-ROTH, D.; LOVATO, C. S. O poder hegemônico da ciência no discurso da popularização científica. Calidoscópio. Volume 9, n. 3, p. 251-268, set/dez 2011. Unisinos - doi: 10.4013/cld.2011.93.09. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2011.93.09/559. Acesso em: 10 fev. 2021.
MOTTA-ROTH, D.; SCHERER, A. S. Popularização da ciência: a interdiscursividade entre ciência, pedagogia e jornalismo. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.164-189. ISSN 2176-4573. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2176-457323671. Acesso em: 29 abr. 2021.
PAIVA, F. P. A multimodalidade do infográfico como critério para sua análise como gênero textual. Anais. V SIGET. Agosto, 2009. Caxias do Sul. ISSN 18087655. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/a_multimodalidade_do_infografico_como_criterio_para_sua_analise_como_genero_textual.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.
PAIVA, F. A. Concepção de texto multimodal na leitura de infográfico digital por meio de protocolo verbal. Signo. ISSN 1982-2014. Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 118-134, jan./jun. 2013. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo. Acesso em: 20 fev. 2021.
RANIERI, P. R. A infografia digital animada como recurso para transmissão da informação em sites de notícia. Prisma.com, n. 7, p. 260-274, 2008. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/673/pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
SANTOS, B. S. (2020). A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina.
SCHLÖGL, M.; JONES, C. Maintaining Our Humanity Through the Mask: Mindful Communication During COVID ‐19. J Am Geriatr Soc, 68: E12-E13. doi:10.1111/jgs.16488. 2020.
VAN LEEUWEN, T. The language of colour. Londres: Routledge, 2011.
VAN LEEUWEN, T. Colour: code, mode, modality – the case of film and video. In: JEWITT, C. The Routledge handbook of multimodal analysis. 2nd edition. New York: Routledge, 2014. p.397-409.
YEKTA, N. J. Online Infographics. IJBPAS, v. 5, n. 7, p. 1698-1706, 2016. Disponível em: http://ijbpas.com/pdf/2016/July/1467221352MS%20IJBPAS%202016%203801.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Záira Bomfante dos Santos, Vanessa Tiburtino 2021
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.