A live como espaço de interatividade e de aprendizagem na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e85977

Palavras-chave:

Live, Material didático, Recurso didático, Interação, Interatividade

Resumo

Neste artigo, propomos como objetivo refletir sobre as possibilidades e os desafios do uso de novos materiais e de recursos didáticos durante a pandemia e apresentar ao professor meios e estratégias de ação. Desse modo, no contexto dos Estudos de Linguagens, discutimos a live como ferramenta de trabalho para experimentações em suas práticas pedagógicas e para a sua formação ao longo da vida como docente. O tema é relevante pela quantidade de formatos desse recurso e, também, pela falta de alternativas para o ensino presencial. Estruturamos o texto em três partes: na primeira, apresentamos uma distinção entre materiais e recursos didáticos, situando a live nesse contexto; na segunda, realizamos uma discussão sobre interação e interatividade, à luz dos meios digitais mais comumente utilizados na pandemia; na terceira, por fim, evidenciamos um exemplo de projeto de extensão universitária que propõe uma programação de lives, no campo da formação contínua de professores, a qual pode assumir características tanto de materiais didáticos quanto de recursos didáticos, tendo em vista a sua finalidade.

Biografia do Autor

Cinara Guimaraes Vieira, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais . Especialista em Saúde Mental Clinica pelo Centro Universitário Newton Paiva. Mestrado em Estudo de Linguagens pelo CEFET/MG. Doutoranda em Estudo de Linguagens pelo CEFET/MG. Experiência em atendimento em instituições voltadas a inclusão de crianças com deficiência. Atendimento a crianças com deficiência mental, paralisia cerebral, autismo, problemas neurológicos, síndromes, e dificuldades de aprendizagem. Atendimento como Psicóloga Clínica a 22 anos, com experiência em atendimentos a criança, jovens e adultos, em consultório, instituições de tratamento e em hospitais gerais UNIMED/BH e hospital Santa Helena. Participação em grupo de pesquisa INFORTEC como membro organizador e produtor dos eventos de pesquisa. Palestrante no Canal INFORTEC do CEFET-MG em lives como: "As linguagens da inclusão": Intercâmbio de pesquisas, "As linguagens da Inclusão: Inclusão na prática" e Roda de Conversa com a professora Maria Tereza Mantoan: Inclusão e transdisciplinaridade".

Mateus Esteves de Oliveira, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Mestre e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, licenciado em Letras Português/Inglês pelo UNAR (Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson"), membro da equipe de coordenação do projeto de extensão CACD (CEFET aberto à comunidade docente) e um dos apresentadores do canal do YouTube "INFORTEC Núcleo de Pesquisa Linguagem e Tecnologia", meio de comunicação destinado à divulgação científica de trabalhos acadêmicos, de modo aplicado à rotina do professor, como forma de contribuição social para a formação contínua de educadores dentro da iniciativa CACD. Graduado em Gestão Comercial pela Universidade de Itaúna; pós-graduado em Gestão de Finanças e Pessoas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/FUNEDI) e em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação a Distância pelo Instituto Superior de Educação Ateneu. Aluno Padrão do Município de Itaguara em 2011, título conferido pela Câmara Municipal. Aluno com melhor aproveitamento escolar durante todo o curso de Gestão Comercial da turma do segundo semestre de 2013. Em 2009 recebeu Menção Honrosa pelo desempenho na quinta Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Trabalhou na Prefeitura de Itaguara, onde desenvolveu projetos educativos ligados à conscientização de crianças e de jovens a respeito do perigo das doenças transmitidas por animais ao ser humano e assuntos ecológicos. Posteriormente, foi funcionário no setor privado, área financeira, onde desenvolveu atividades ligadas ao fluxo de caixa, contas a pagar e movimentos contábeis. Atuou como professor de Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio da rede pública estadual. Cursou disciplina isolada do Mestrado em Educação Tecnológica (CEFET-BH Campus II): Trabalho e formação profissional, no segundo semestre de 2014, e Sociologia do Trabalho e da Educação, no primeiro semestre de 2015, também na mesma instituição. Possui experiência como tutor em Educação a Distância (graduação) e como professor de Língua Portuguesa em cursos preparatórios para ENEM e concursos públicos. Atualmente, dedica-se aos estudos do Doutorado, além de ser integrante do Grupo de Pesquisa Narrar-se, do LLEME (Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino) e do INFORTEC (Núcleo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia) no CEFET-BH Campus 1.

Referências

BAKHTIN, Mikhail M. (V.N. Volochinov) Marxismo e Filosofia da Linguagem - Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

CARVALHO, José Teófilo de. O livro didático digital de matemática no Programa Nacional do Livro Didático 2017: conceito, seleção e uso. Orientadora: Marta Passos Pinheiro. 2021. 292 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) – Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG): Belo Horizonte, 2021.

CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. Trad. de George Schlesinger. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

DARNTON, Robert. A questão dos livros: passado, presente e futuro. Trad. de Daniel Pellizzari. São Paulo: Cia das Letras, 2010.

FISCHER, Steven Roger. História da leitura e da escrita. Tradução: Claudia Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

LAWLESS, Kymberly A.; SCHRADER, P. G. Where Do We Go Now? Understanding Research on Navigation in Complex Digital Environments. In: COIRO, Julie et al. (Ed.). Handbook of research on new literacies. New York-USA: Routledge, 2008, p. 267-296.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

LITTLEJOHN, Andrew. The analysis of language teaching materials: inside the Trojan Horse. In: TOMLINSON, Brian. Materials development in language teaching. 2. ed. UK: Cambridge University Press, 2011. p.179-211.

OLIVEIRA, Mateus Esteves de. Formação ao longo da vida na docência: narrativas que evidenciam agenciamentos do professor rumo à consolidação de competências profissionais. Orientador: Vicente Aguimar Parreiras. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG): Belo Horizonte, 2019.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica. 7. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

SILVA, Renato C. Livro didático de inglês: que livro é este? 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.

TOMLINSON, Brian. Glossary of basic terms for materials development in language teaching. In: TOMLINSON, Brian. Materials Development in Language Teaching. Cambridge-New York: Cambridge University Press, 1998 (9ª reimpressão, 2006), p.8-9.

TOMLINSON, Brian; MASUHARA, Hitomi. Materials development for language learning: principles of cultural and critical awareness. In.: PEREIRA, Ariovaldo Lopes; GOTTHEIM, Liliana (org.). Materiais Didáticos para o Ensino de Língua Estrangeira – processos de criação e contextos de uso. São Paulo: Mercado de Letras, 2013. p. 29-52.

VIEIRA, Cinara Guimarães; CARVALHO, José Teófilo de. Possibilidades para o ensino e aprendizagem de línguas nas perspectivas de Vygotsky e Bakhtin. In: Cenas Educacionais. Caetité, v. 3, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/7398/7024. Acesso em: 12 nov. 2021.

VIEIRA, Gláucia M. Estratégias de “contextualização” nos livros didáticos de Matemática nos ciclos iniciais do Ensino Fundamental. Orientadora: Maria da Conceição F. R. Fonseca. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: UFMG-FAE, 2004, 139 f

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Pensamento e Linguagem. Tradução: Jefferson Luiz Camargo; revisão técnica: José Cipolla Neto, 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos