A live como espaço de interatividade e de aprendizagem na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e85977Palavras-chave:
Live, Material didático, Recurso didático, Interação, InteratividadeResumo
Neste artigo, propomos como objetivo refletir sobre as possibilidades e os desafios do uso de novos materiais e de recursos didáticos durante a pandemia e apresentar ao professor meios e estratégias de ação. Desse modo, no contexto dos Estudos de Linguagens, discutimos a live como ferramenta de trabalho para experimentações em suas práticas pedagógicas e para a sua formação ao longo da vida como docente. O tema é relevante pela quantidade de formatos desse recurso e, também, pela falta de alternativas para o ensino presencial. Estruturamos o texto em três partes: na primeira, apresentamos uma distinção entre materiais e recursos didáticos, situando a live nesse contexto; na segunda, realizamos uma discussão sobre interação e interatividade, à luz dos meios digitais mais comumente utilizados na pandemia; na terceira, por fim, evidenciamos um exemplo de projeto de extensão universitária que propõe uma programação de lives, no campo da formação contínua de professores, a qual pode assumir características tanto de materiais didáticos quanto de recursos didáticos, tendo em vista a sua finalidade.
Referências
BAKHTIN, Mikhail M. (V.N. Volochinov) Marxismo e Filosofia da Linguagem - Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.
CARVALHO, José Teófilo de. O livro didático digital de matemática no Programa Nacional do Livro Didático 2017: conceito, seleção e uso. Orientadora: Marta Passos Pinheiro. 2021. 292 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) – Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG): Belo Horizonte, 2021.
CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. Trad. de George Schlesinger. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
DARNTON, Robert. A questão dos livros: passado, presente e futuro. Trad. de Daniel Pellizzari. São Paulo: Cia das Letras, 2010.
FISCHER, Steven Roger. História da leitura e da escrita. Tradução: Claudia Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
LAWLESS, Kymberly A.; SCHRADER, P. G. Where Do We Go Now? Understanding Research on Navigation in Complex Digital Environments. In: COIRO, Julie et al. (Ed.). Handbook of research on new literacies. New York-USA: Routledge, 2008, p. 267-296.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
LITTLEJOHN, Andrew. The analysis of language teaching materials: inside the Trojan Horse. In: TOMLINSON, Brian. Materials development in language teaching. 2. ed. UK: Cambridge University Press, 2011. p.179-211.
OLIVEIRA, Mateus Esteves de. Formação ao longo da vida na docência: narrativas que evidenciam agenciamentos do professor rumo à consolidação de competências profissionais. Orientador: Vicente Aguimar Parreiras. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG): Belo Horizonte, 2019.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica. 7. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
SILVA, Renato C. Livro didático de inglês: que livro é este? 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.
TOMLINSON, Brian. Glossary of basic terms for materials development in language teaching. In: TOMLINSON, Brian. Materials Development in Language Teaching. Cambridge-New York: Cambridge University Press, 1998 (9ª reimpressão, 2006), p.8-9.
TOMLINSON, Brian; MASUHARA, Hitomi. Materials development for language learning: principles of cultural and critical awareness. In.: PEREIRA, Ariovaldo Lopes; GOTTHEIM, Liliana (org.). Materiais Didáticos para o Ensino de Língua Estrangeira – processos de criação e contextos de uso. São Paulo: Mercado de Letras, 2013. p. 29-52.
VIEIRA, Cinara Guimarães; CARVALHO, José Teófilo de. Possibilidades para o ensino e aprendizagem de línguas nas perspectivas de Vygotsky e Bakhtin. In: Cenas Educacionais. Caetité, v. 3, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/7398/7024. Acesso em: 12 nov. 2021.
VIEIRA, Gláucia M. Estratégias de “contextualização” nos livros didáticos de Matemática nos ciclos iniciais do Ensino Fundamental. Orientadora: Maria da Conceição F. R. Fonseca. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: UFMG-FAE, 2004, 139 f
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Pensamento e Linguagem. Tradução: Jefferson Luiz Camargo; revisão técnica: José Cipolla Neto, 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Teófilo de Carvalho, Cinara Guimaraes Vieira, Mateus Esteves de Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.