A live como espaço de interatividade e de aprendizagem na formação docente
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e85977Mots-clés :
Live, Material didático, Recurso didático, Interação, InteratividadeRésumé
Neste artigo, propomos como objetivo refletir sobre as possibilidades e os desafios do uso de novos materiais e de recursos didáticos durante a pandemia e apresentar ao professor meios e estratégias de ação. Desse modo, no contexto dos Estudos de Linguagens, discutimos a live como ferramenta de trabalho para experimentações em suas práticas pedagógicas e para a sua formação ao longo da vida como docente. O tema é relevante pela quantidade de formatos desse recurso e, também, pela falta de alternativas para o ensino presencial. Estruturamos o texto em três partes: na primeira, apresentamos uma distinção entre materiais e recursos didáticos, situando a live nesse contexto; na segunda, realizamos uma discussão sobre interação e interatividade, à luz dos meios digitais mais comumente utilizados na pandemia; na terceira, por fim, evidenciamos um exemplo de projeto de extensão universitária que propõe uma programação de lives, no campo da formação contínua de professores, a qual pode assumir características tanto de materiais didáticos quanto de recursos didáticos, tendo em vista a sua finalidade.
Références
BAKHTIN, Mikhail M. (V.N. Volochinov) Marxismo e Filosofia da Linguagem - Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.
CARVALHO, José Teófilo de. O livro didático digital de matemática no Programa Nacional do Livro Didático 2017: conceito, seleção e uso. Orientadora: Marta Passos Pinheiro. 2021. 292 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) – Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG): Belo Horizonte, 2021.
CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. Trad. de George Schlesinger. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
DARNTON, Robert. A questão dos livros: passado, presente e futuro. Trad. de Daniel Pellizzari. São Paulo: Cia das Letras, 2010.
FISCHER, Steven Roger. História da leitura e da escrita. Tradução: Claudia Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
LAWLESS, Kymberly A.; SCHRADER, P. G. Where Do We Go Now? Understanding Research on Navigation in Complex Digital Environments. In: COIRO, Julie et al. (Ed.). Handbook of research on new literacies. New York-USA: Routledge, 2008, p. 267-296.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
LITTLEJOHN, Andrew. The analysis of language teaching materials: inside the Trojan Horse. In: TOMLINSON, Brian. Materials development in language teaching. 2. ed. UK: Cambridge University Press, 2011. p.179-211.
OLIVEIRA, Mateus Esteves de. Formação ao longo da vida na docência: narrativas que evidenciam agenciamentos do professor rumo à consolidação de competências profissionais. Orientador: Vicente Aguimar Parreiras. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG): Belo Horizonte, 2019.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica. 7. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
SILVA, Renato C. Livro didático de inglês: que livro é este? 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.
TOMLINSON, Brian. Glossary of basic terms for materials development in language teaching. In: TOMLINSON, Brian. Materials Development in Language Teaching. Cambridge-New York: Cambridge University Press, 1998 (9ª reimpressão, 2006), p.8-9.
TOMLINSON, Brian; MASUHARA, Hitomi. Materials development for language learning: principles of cultural and critical awareness. In.: PEREIRA, Ariovaldo Lopes; GOTTHEIM, Liliana (org.). Materiais Didáticos para o Ensino de Língua Estrangeira – processos de criação e contextos de uso. São Paulo: Mercado de Letras, 2013. p. 29-52.
VIEIRA, Cinara Guimarães; CARVALHO, José Teófilo de. Possibilidades para o ensino e aprendizagem de línguas nas perspectivas de Vygotsky e Bakhtin. In: Cenas Educacionais. Caetité, v. 3, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/7398/7024. Acesso em: 12 nov. 2021.
VIEIRA, Gláucia M. Estratégias de “contextualização” nos livros didáticos de Matemática nos ciclos iniciais do Ensino Fundamental. Orientadora: Maria da Conceição F. R. Fonseca. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: UFMG-FAE, 2004, 139 f
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Pensamento e Linguagem. Tradução: Jefferson Luiz Camargo; revisão técnica: José Cipolla Neto, 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés José Teófilo de Carvalho, Cinara Guimaraes Vieira, Mateus Esteves de Oliveira 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.