Live streaming as a space for interactivity and learning in teacher education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e85977

Keywords:

Live Streaming, Didactic material, Didactic resource, Interaction, Interactivity

Abstract

In this article we propose the objective of reflecting on the possibilities and challenges of using new teaching materials and resources during the pandemic and presenting the teacher with the means and strategies of action. Thus, in the context of Language Studies, we discuss live streaming as a work tool to experiment in their pedagogical practices and for their training as a teacher throughout their lives. The issue is relevant due to the number of formats for this resource and also due to the lack of alternatives for teaching in the classroom. We have structured the text in three parts: in the first, we present a distinction between teaching materials and resources, placing live streaming in this context; in the second, we held a discussion on interaction and interactivity, in light of the digital media most used in the pandemic; In the third, finally, we highlight an example of a university extension project that proposes a live streaming schedule, in the field of continuous teacher training, which can acquire characteristics of both teaching material and teaching resources, in view of its purpose.

Author Biographies

Cinara Guimaraes Vieira, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais . Especialista em Saúde Mental Clinica pelo Centro Universitário Newton Paiva. Mestrado em Estudo de Linguagens pelo CEFET/MG. Doutoranda em Estudo de Linguagens pelo CEFET/MG. Experiência em atendimento em instituições voltadas a inclusão de crianças com deficiência. Atendimento a crianças com deficiência mental, paralisia cerebral, autismo, problemas neurológicos, síndromes, e dificuldades de aprendizagem. Atendimento como Psicóloga Clínica a 22 anos, com experiência em atendimentos a criança, jovens e adultos, em consultório, instituições de tratamento e em hospitais gerais UNIMED/BH e hospital Santa Helena. Participação em grupo de pesquisa INFORTEC como membro organizador e produtor dos eventos de pesquisa. Palestrante no Canal INFORTEC do CEFET-MG em lives como: "As linguagens da inclusão": Intercâmbio de pesquisas, "As linguagens da Inclusão: Inclusão na prática" e Roda de Conversa com a professora Maria Tereza Mantoan: Inclusão e transdisciplinaridade".

Mateus Esteves de Oliveira, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Mestre e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, licenciado em Letras Português/Inglês pelo UNAR (Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson"), membro da equipe de coordenação do projeto de extensão CACD (CEFET aberto à comunidade docente) e um dos apresentadores do canal do YouTube "INFORTEC Núcleo de Pesquisa Linguagem e Tecnologia", meio de comunicação destinado à divulgação científica de trabalhos acadêmicos, de modo aplicado à rotina do professor, como forma de contribuição social para a formação contínua de educadores dentro da iniciativa CACD. Graduado em Gestão Comercial pela Universidade de Itaúna; pós-graduado em Gestão de Finanças e Pessoas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/FUNEDI) e em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação a Distância pelo Instituto Superior de Educação Ateneu. Aluno Padrão do Município de Itaguara em 2011, título conferido pela Câmara Municipal. Aluno com melhor aproveitamento escolar durante todo o curso de Gestão Comercial da turma do segundo semestre de 2013. Em 2009 recebeu Menção Honrosa pelo desempenho na quinta Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Trabalhou na Prefeitura de Itaguara, onde desenvolveu projetos educativos ligados à conscientização de crianças e de jovens a respeito do perigo das doenças transmitidas por animais ao ser humano e assuntos ecológicos. Posteriormente, foi funcionário no setor privado, área financeira, onde desenvolveu atividades ligadas ao fluxo de caixa, contas a pagar e movimentos contábeis. Atuou como professor de Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio da rede pública estadual. Cursou disciplina isolada do Mestrado em Educação Tecnológica (CEFET-BH Campus II): Trabalho e formação profissional, no segundo semestre de 2014, e Sociologia do Trabalho e da Educação, no primeiro semestre de 2015, também na mesma instituição. Possui experiência como tutor em Educação a Distância (graduação) e como professor de Língua Portuguesa em cursos preparatórios para ENEM e concursos públicos. Atualmente, dedica-se aos estudos do Doutorado, além de ser integrante do Grupo de Pesquisa Narrar-se, do LLEME (Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino) e do INFORTEC (Núcleo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia) no CEFET-BH Campus 1.

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Published

2023-12-20

Issue

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Articles